Tamanho do texto

Ex-jogador Vinnie Jones teve passagens por Chelsea e QPR, mas desistiu da carreira no futebol e hoje brilha na telona

Vinnie Jones largou o futebol e hoje é astro de Hollywood
Divulgação
Vinnie Jones largou o futebol e hoje é astro de Hollywood

Provavelmente você nunca deve ter ouvido falar em Vincent Peter Jones, ou apenas Vinnie Jones, mas certamente já viu seu rosto em algum filme na TV ou no cinema. Mas o que isso tem a ver com esportes? Antes de se aventurar nas produções de Hollywood, o ator era jogador de futebol profissional na Inglaterra, mas quase sempre atuando por equipes mais modestas e sem grande apelo dentro do país.

E mais
Valderrama, o ídolo colombiano com poucos títulos no currículo

Vinnie Jones era meio-campista e começou a sua carreira em 1984, jogando no Wealdstone FC, clube que na época disputava a 5ª divisão inglesa. Depois ele ainda passou por Wimbledon, Leeds United, Sheffield United, Queens Park Rangers e até mesmo Chelsea, entre 1991 e 1992, quando o time azul não era nem sombra do que é atualmente, ainda considerado pequeno.

Veja também:
Como Taffarel foi do interior do Rio Grande do Sul à glória na seleção

Vinnie Jones em ação nos gramados
Reprodução
Vinnie Jones em ação nos gramados

Nascido em janeiro de 1965 na cidade de Watford, na Inglaterra, Vinnie Jones optou por jogar na seleção do País de Gales entre 1994 e 1997. Foram nove partidas vestindo a camisa galesa, com amistosos, eliminatórias para Eurocopa de 1996 e Copa do Mundo de 1998, sem marcar gol e sem conquistar qualquer vitória (seis derrotas e três empates).

Mudança de planos

Como ele percebeu que sua vida no futebol não teria muito futuro, decidiu aceitar o convite para fazer o filme "Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes", uma produção inglesa de 1998, ano que ainda tinha contrato vigente no QPR. Sua atuação como ator foi muito além das expectativas, sendo convidado para fazer outras filmagens, muitas até nos Estados Unidos, em Hollywood.

Conheça:
Dragster: consumo de Boeing 747 e velocidade acima de 500 km/h

No currículo de Vinnie Jones estão grandes produções como "60 Segundos", "A Senha: Swordfish", "Eurotrip - Passaporte Para Confusão", "A Intocável", "X-Men: O Confronto Final" e "Ela é o Cara", entre muitas outras aparições . No total, entre filmes e séries, o ator já interpretou 63 papéis, quase todos como vilão, aproveitando o seu avantajado porte físico - 1,88 metros de altura e a característica cara de mau.