O atacante Willian José está longe de ser um craque mundial, mas vem fazendo sua carreira na Espanha. Depois de passar por Grêmio Prudente, São Paulo, Grêmio e Santos, o jogador de 24 anos de idade foi para o Real Madrid, em 2014, tendo poucas oportunidades no time principal desde quando chegou. Ainda em território espanhol, Willian passou por Zaragoza, Las Palmas e está perto de defender o Bétis.
E mais: Puskas: ídolo, traidor e multicampeão, mas faltou uma Copa do Mundo
O que pouca gente sabe é que todas essas transferências são por empréstimo, já que Willian José tem seus direitos federativos presos ao desconhecido e misterioso Deportivo Maldonado, modesto clube da 2ª divisão do Uruguai. O contrato do brasileiro com o time uruguaio foi firmado em janeiro de 2011 e é válido até o mês de junho de 2018, sendo que ele nunca entrou em campo com a camisa vermelha da equipe sul-americana.
O que está por trás disso?
O Deportivo Maldonado foi fundado no mês de agosto de 1928 e, desde 2010, pertence a um grupo de investidores que adquiriu o clube. Um deles é Malcolm Caine, empresário britânico dono de cavalos de corrida e que já faturou mais de 10 milhões de euros (R$ 36 milhões) negociando jogadores sem que eles jamais atuassem em solo uruguaio pela equipe. E nessa quantia se encaixa Willian José.
Lembra dele? Valderrama, o ídolo colombiano com poucos títulos no currículo
Essa intermediação de transferências pelo Uruguai tem uma explicação. Os investidores não pagam impostos de jogadores brasileiros e argentinos através de times uruguaios desde a década de 90, explorando uma brecha nas regras da Fifa. Diante disso, a entidade que administra o futebol mundial tenta acabar com essas "pontes" e colocar em suas leis que os clubes precisam ter interesse esportivo em determinada contratação.
Lucro à vista
O atacante Willian José foi adquirido por 1 milhão de euros e hoje seu valor de mercado está na casa dos 3 milhões de euros, segundo dados oficiais e atualizados do Transfermkt, site especializado em negócios do futebol. O Deportivo Maldonado tem mais alguns anos para tentar negociar o atleta em definitivo com algum clube europeu e triplicar o valor investido no atleta, que chegou a defender a seleção brasileira sub-20, mas que nunca mais teve sucesso em times nacionais.