iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

04/07 - 17:18

Museu vira sucesso de público no Internacional
Espaço inaugurado em abril conta a saga do clube gaúcho com um dos maiores acervos do futebol brasileiro

Altair Santos, especial para o iG

Para fechar as comemorações do ano do centenário, o Internacional inaugurou em abril deste ano o museu do clube. Com pouco mais de três meses de funcionamento, o espaço – instalado no piso térreo do estádio Beira-Rio – já é um sucesso de público. Aos finais de semana, a visitação chega a 600 pessoas por dia. De segunda a sexta, a média é de 200, segundo informa Mariana Rutenberg, gerente geral do Museu do Inter.

Com mais de 8 mil peças - entre troféus, flâmulas, camisetas, chuteiras, medalhas, documentos, material jornalístico e vídeos - o acervo foi todo adquirido através de  doações feitas por jogadores, torcedores e simpatizantes do clube. “Adotamos essa política para evitar a criação de um mercado negro de peças, caso tivéssemos que comprar algo”, diz Mariana Rutenberg.

Com o acervo distribuído em um espaço de 1.150 metros quadrados, o Museu do Inter foi dividido em módulos que permitem ao visitante escolher por onde quer começar. As áreas são as seguintes: Espaço Saci (conta a história do mascote); O símbolo da tocha (representa a emoção de torcer pelo clube); Ser Gigante (conta a história do Beira-Rio); Rolo Compressor (área específica sobre o grande time dos anos 40 e 50); Taças (coleção de troféus); Genealogia colorada (as origens do Inter); Arena (uma projeção do futuro); Histórias Coloradas (casos e causos sobre o clube); Túnel da Memória (área interativa sobre os grandes feitos); As campanhas (espaço que conta as sagas e os títulos do Inter); Personagens notáveis (totens dos grandes craques que vestiram a camisa do Internacional); Eu, na torcida (espaço virtual em que o torcedor interage com uma partida virtual do Inter); O Grenal( área restrita aos duelos contra o maior rival) e Museu do Torcedor (setor em que o torcedor pode contribuir com o museu, doando peças ao clube).

Invariavelmente, o espaço dos troféus é o mais visitado. É lá que está a maior conquista do Internacional: a taça do título mundial. “É a nossa relíquia e é a mais procurada pelos torcedores do clube”, conta Mariana Rutenberg, que está á frente de 27 funcionários que trabalham no museu – entre elas a restauradora Ellen Fernando, responsável pela conservação das peças. Com a escolha do Beira-Rio para sediar jogos da Copa 2014, o espaço tende a aumentar e agregar um acervo maior.

Serviço

Horários: O Museu do Inter abre de terça a domingo, das 10h às 18h.
Em dias de jogos, ele abre uma hora antes da partida.
Preços: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meio-ingresso), para crianças de 6 a 12 anos, estudantes, professores e idosos acima de 65 anos; sócios e criança abaixo de 5 anos não pagam.
Mais informações: (51) 3230-4669 ou [email protected]


Leia mais sobre: Internacional museu

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Divulgação

us museu internacional

Museu do Inter
A sala de troféus é mais procurada pelos torcedores da equipe de Porto Alegre

Topo
Contador de notícias