iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

28/05 - 08:15

Porto Alegre terá quartel general da Copa 2014
Federação Gaúcha de Futebol assina acordo com prefeitura da cidade para construir nova sede perto do Beira-Rio

Altair Santos, para o iG

A indicação de Porto Alegre como subsede da Copa do Mundo 2014 não vai atrair obras apenas para o estádio Beira-Rio – escolhido para as partidas que acontecerão na capital gaúcha. De carona, a FGF (Federação Gaúcha de Futebol) decidiu construir uma nova sede, a qual pretende transformar no quartel-general do próximo mundial.

Serão gastos R$ 7 milhões, dinheiro que, segundo a diretoria da FGF, que não sairá do que é descontado dos clubes. “Os recursos virão de uma parceria, no modelo naming rights (direito de uma empresa dar o nome ao empreendimento), que já estão em vias de comercialização”, revela o diretor de marketing da FGF, Wesley Cárdia.

A FGF contesta as críticas de que deveria se preocupar primeiro em ajudar os clubes gaúchos, sobretudo os do interior, antes de pensar em construir uma sede suntuosa. A entidade alega que a atual sede, no centro histórico de Porto Alegre, já não comporta a estrutura da FGF. “O investimento na sede visa potencializar a instituição tornando-a mais forte, e desta forma mais apta a trabalhar pelo futebol e pelos clubes gaúchos”, diz Cárdia.

A obra será construída em terreno doado pela prefeitura, na avenida Beira-Rio, a 1,5 quilômetros do estádio do Internacional. O compromisso da federação é que, em contrapartida, ao lado do complexo seja erguido o memorial Luís Carlos Prestes – uma espécie de museu e espaço cultural para a cidade.

O projeto arquitetônico era para ser de Oscar Niemeyer, mas para não encarecer o empreendimento foi escolhido o arquiteto Jorge Debiagi para planejar a nova FGF. “Não será um prédio de escritórios comum.  Terá espaço para o Tribunal de Justiça Desportiva e para eventos ligados ao futebol”, resume Wesley Cárdia.

A federação avalia que a nova sede será o centro nervoso da Copa do Mundo 2014 em Porto Alegre, por dois motivos: a localização, já que fica perto do estádio e do futuro centro de imprensa, e por que o novo espaço pretende ser referência para os turistas que forem à cidade para assistir aos jogos.

A nova sede da FGF também receberá, em seu entorno, obras do PAC da mobilidade para a Copa de 2014. Porto Alegre receberá R$ 524,9 milhões. A verba, que virá através do Ministério das Cidades, será aplicada na execução de dez obras para a qualificação do trânsito e o transporte da capital gaúcha. “A cidade passará por uma transformação, e o futebol gaúcho precisa acompanhar isso. Por isso, a nova sede é fundamental”, justifica Wesley Cárdia.


Leia mais sobre: Porto Alegre Copa do Mundo 2014 Federação Gaúcha de Futebol Beira-Rio

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Vipcomm

Beira-Rio, estádio do Internacional

Beira-RIo
Estádio do Internacional será uma das sedes da Copa do Mundo 2014, no Brasil

Topo
Contador de notícias