iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

06/11 - 10:11

Vasco pode manter escrita em campeonatos nacionais no sábado
Cariocas devem se juntar a Palmeiras, Botafogo, Grêmio, Atlético-MG e Corinthians como campeões brasileiros que caíram pela primeira vez na era dos pontos corridos e que voltaram à elite logo no ano seguinte

Por Mário André Monteiro, do iG Esporte

SÃO PAULO – O Vasco pode confirmar seu retorno à elite do futebol brasileiro neste sábado, no Maracanã, com uma vitória simples sobre o Juventude. E mais do que o acesso, os cariocas poderão manter uma escrita desde que o sistema de pontos corridos foi implantado no campeonato: sempre que uma equipe campeã nacional foi rebaixada pela primeira vez, conseguiu voltar no ano seguinte.

São os casos de Palmeiras, Botafogo, Grêmio, Atlético-MG e Corinthians. Esses times passaram o vexame de cair para segunda divisão, mas se reformularam e garantiram o retorno à elite.

Em 2002, Palmeiras e Botafogo – ao lado de Portuguesa e Gama – foram rebaixados no Campeonato Brasileiro. Este, inclusive, foi o último ano em que a Série A foi disputada no sistema de classificação e mata-mata nas fases finais. Na Série B de 2003, que também adotava o sistema de mata-mata no final, Palmeiras e Botafogo conseguiram o retorno.

Vágner Love e Magrão estiveram na campanha que levou o Palmeiras de volta à elite


No Brasileirão de 2003, já com a fórmula dos pontos corridos, Fortaleza e Bahia foram rebaixados. Desses, apenas os cearenses conseguiram voltar à Série A no ano seguinte. Os baianos ainda amargaram uma queda para Série C em 2005, e atualmente disputam a segunda divisão.

Em 2004, foi a vez do Grêmio cair. Junto com os gaúchos, Vitória, Criciúma e Guarani também deram adeus à Série A. O Tricolor, entretanto, voltou no ano seguinte, sendo campeão da Série B de 2005. O jogo do acesso foi contra o Náutico, e ficou marcado como “A Batalha dos Aflitos”, história que todo torcedor gremista conhece muito bem.

Na temporada de 2005 do Brasileirão, Atlético-MG, Coritiba, Paysandu e Brasiliense foram rebaixados. O Coxa já tinha disputado a segunda divisão em outras oportunidades, mas o Galo ficava de fora da elite pela primeira vez em sua história. E no primeiro ano em que a Série B era disputada por pontos corridos, em 2006, o Atlético-MG foi campeão e conseguiu subir. Junto com os mineiros, Sport, Náutico e América-RN também retornaram.

Atualmente no Galo, Éder Luís estava no time que subiu na Série B de 2006


O ano de 2006 não rebaixou nenhum campeão nacional no Brasileirão. Foram para Série B Ponte Preta, Fortaleza, São Caetano e Santa Cruz. Desde então, essas equipes não conseguiram mais retornar à primeira divisão. Os paulistas seguem na Série B, assim como o Fortaleza, enquanto o Santa Cruz jogou a recém-criada Série D de 2009. Na segunda divisão, o Coritiba conseguiu retornar ao lado de Portuguesa, Vitória e Ipatinga.

Em 2007, o Corinthians mobilizou o País com sua queda para segunda divisão. Juventude, Paraná e América-RN também foram rebaixados. Os paulistas, no entanto, fizeram uma campanha histórica na Série B e voltaram com sobras para primeira divisão, ao lado de Santo André, Avaí e Barueri.


Veja quais equipes subiram e quais caíram nos Campeonatos Brasileiros desde o início da era dos pontos corridos
:

Quem caiu no Brasileirão

Ano

Equipes

2002

Portuguesa, Palmeiras, Gama e Botafogo

2003

Fortaleza e Bahia

2004

Criciúma, Guarani, Vitória e Grêmio

2005

Coritiba, Atlético-MG, Paysandu e Brasiliense

2006

Ponte Preta, Fortaleza, São Caetano e Santa Cruz

2007

Corinthians, Juventude, Paraná e América-RN

2008

Figueirense, Vasco, Portuguesa e Ipatinga
   

Quem subiu da Série B para Série A

Ano

Equipes

2003

Palmeiras e Botafogo

2004

Brasiliense e Fortaleza

2005

Grêmio e Santa Cruz

2006

Atlético-MG, Sport, Náutico e América-RN

2007

Coritiba, Ipatinga, Portuguesa e Vitória

2008

Corinthians, Santo André, Avaí e Barueri


Leia mais sobre: Vasco Corinthians Palmeiras Botafogo Grêmio Atlético-MG

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


Gazeta Press

Vasco x Vila Nova

Vasco
Equipe pode confirmar o acesso à Série A neste sábado e amargar somente um ano de Série B

Topo
Contador de notícias