iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

Futebol

31/10 - 10:27

Todos contra Muricy Ramalho no Campeonato Brasileiro
Ao contrário do tricampeão brasileiro, técnicos que disputam o título com o palmeirense buscam a primeira conquista nacional (e o reconhecimento do país do futebol) do lado de fora das quatro linhas

Marcelo Monteiro, do iG Esporte


SÃO PAULO - Dos seis técnicos que seguem na disputa do título brasileiro, só um tem alguma coisa perder: Muricy Ramalho. Atual tricampeão – à frente do ex-clube, o São Paulo –, o treinador palmeirense parece predestinado a ser o número um do Brasil.

Sob o comando do interino Jorginho, que assumiu o Verdão após a saída de Vanderlei Luxemburgo, o time escalou rapidamente a tabela, aproximando-se da liderança. Mas, por uma daquelas coisas inexplicáveis e que só acontecem no futebol, foi justamente na estreia de Muricy que o Palmeiras chegou pela primeira vez à liderança. Coincidência?

Nas últimas rodadas, a nau verde e branca pareceu que estava indo a pique, e o comandante já sentia a água batendo no queixo. Mas a goleada acachapante sobre o Goiás parece ter colocado o barco palestrino novamente no rumo do pentacampeonato brasileiro. Fica no ar a pergunta: será a vitória do meio da semana suficiente para manter o Palmeiras a caminho do título?


Para especialistas, palmeirense é o favorito
Apesar da recente aproximação dos rivais, boa parte de crítica esportiva ainda aponta Muricy como o favorito a ficar com o caneco. Para Arnaldo Ribeiro, da ESPN Brasil, o técnico do Verdão é um especialista neste tipo de campeonato. “Ele assumiu um time que já estava bem colocado, manteve seus principais jogadores e contratou gente boa também”, afirma Ribeiro. O jornalista ressalta, no entanto, que a direção palmeirense, o ex-técnico Luxemburgo e o interino Jorginho prepararam muito bem o terreno até a chegada de Muricy. “Desta vez, vejo mais méritos do clube, dos técnicos antecessores até, do que dele.”

O jornalista Celso Miranda, editor da revista Fut!, também aposta no treinador palmeirense como favorito ao título. “Num campeonato tão equilibrado, sou pragmático. Meu palpite segue as estatísticas: o campeão será o Muricy”, projeta Miranda. “É o líder até agora e, com menos pontos em disputa, a experiência de seu comando começa a fazer cada vez mais a diferença.”

Segundo ele, a lista de qualidades que fazem de Muricy o principal candidato ao título da temporada começam por algumas que marcaram as suas conquistas pelo São Paulo, especialmente a liderança e a coragem para buscar vitórias essenciais, em momentos decisivos da competição – como contra o Cruzeiro, em Belo Horizonte, ou diante do Goiás, na última rodada, no meio da semana. “Muricy monta times sempre fortes, sempre competitivos, sempre pegadores. E se o Palmeiras andou perdendo essa ‘cara Muricy’ durante quatro rodadas, na quinta, contra o Goiás, mostrou outra faceta bem conhecida do jeito campeão de Muricy: aquele time que cresce nos momentos difíceis”, comenta Miranda.

Segundo ele, o inteligente Muricy tem como um de seus grandes méritos saber mexer e montar muito bem suas equipes. “No Palmeiras, sem contar com um elenco tão polivalente e numeroso como aquele do qual dispunha no ano passado, no São Paulo, ele tem evitado mexer tanto no time e alterar o esquema tático durante as partidas”, explica Miranda. “Mesmo assim, é o técnico (talvez ombreado com o Adilson Batista) mais corajoso, que reconhece o valor que cada pontinho, e até de cada gol: quando pode fazer saldo, faz”.


Leia mais sobre: Muricy Ramalho Campeonato Brasileiro Palmeiras

> Você tem mais informações? Envie para Minha Notícia, o site de jornalismo colaborativo do iG


AE

Muricy Ramalho

Muricy Ramalho
Especialistas apontam treinador palmeirense como favorito a ficar com o título do Brasileirão

Topo
Contador de notícias