Futebol feminino: faltam dois anos para a Copa do Mundo no Brasil

Torneio será realizado na América do Sul pela primeira vez na história; Marta ressaltou importância da competição no pais

Taça da Copa do Mundo feminina
Foto: Divulgação/Fifa
Taça da Copa do Mundo feminina

Faltam exatos dois anos para a próxima Copa do Mundo feminina, que acontecerá no Brasil. A estreia da seleção brasileira e a abertura do torneio está agendada para acontecer no dia 24 de junho de 2027. Já a grande decisão ficou para 25 de julho.

Esta será a primeira vez que o Mundial de seleções femininas será realizado em solo sul-americano. O formato seguirá o padrão já adotado em torneios da Fifa para o futebol masculino: 32 seleções divididas em oito grupos com quatro equipes cada.

Naturalmente, avançam às oitavas de final os dois melhores colocados de cada chave, que disputarão, em jogo único, a fase mata-mata até a final.

No dia 7 de maio deste ano,  a Fifa divulgou os estádios que sediarão a Copa no Brasil. Oito cidades receberão os jogos: Rio de Janeiro (Maracanã), São Paulo (Neo Química Arena), Brasília (Mané Garrincha), Belo Horizonte (Mineirão), Porto Alegre (Beira-Rio), Fortaleza (Castelão), Salvador (Fonte Nova) e Recife (Arena Pernambuco).


Rainha Marta

Camisa 10 e eleita seis vezes melhor do mundo, a Rainha repercutiu a aproximação da Copa no país .

De acordo com Marta, o momento é de extrema importância para o crescimento e a popularização do esporte feminino no Brasil e no mundo.

“A Copa do Mundo de 2027 da FIFA no Brasil representa um sonho, primeiro, porque é a primeira Copa do Mundo feminina da categoria adulta na América do Sul, e a gente está super orgulhosa de poder sediar um evento tão grande como esse” , destacou Marta, durante entrevista à CBF TV, nesta terça-feira (24).

A maior artilheira da história das Copas do Mundo seguiu: “Hoje a gente vê uma geração muito forte. A gente vê que as pessoas que hoje estão no comando entendem que é importante seguir evoluindo, seguir dando oportunidade a todos e, principalmente, após essa Copa.

O mais importante para a gente é que realmente a gente possa deixar um legado muito especial, para que o futebol feminino só venha a crescer mais e mais” , disse Marta.

Presidente da CBF

Samir Xaud, mandatário da entidade máxima do futebol brasileiro, também ressaltou a importância da realização da Copa do Mundo no Brasil.

"A marca de 2 anos para a Copa do Mundo nos traz alegria, mas é também um chamado. Nossa responsabilidade é enorme, e estamos trabalhando intensamente com a FIFA para entregar um evento de excelência, à altura do futebol brasileiro e do que nossas mulheres estão fazendo em campo mundo afora” , comentou à CBF TV.

Entre em  nossa página e veja as principais notícias do esporte no Brasil e no mundo.