
Essa é uma pergunta que já me fizeram centenas de vezes na beira d'água: "Pedro, por que o mar tem ondas?"
Já ouvi isso de aluno, de criança, de namorada de surfista que nunca entrou no mar e até mesmo de surfistas experientes. E eu acho essa pergunta sensacional, porque a resposta deixa tudo ainda mais legal.Começou longe, bem longe...
Aquela onda que você surfou hoje de manhã não surgiu do nada na praia, ela viajou dias, às vezes até semanas e milhares de quilômetros antes de te encontrar. E tudo isso começou com o vento soprando forte no meio do oceano, agitando a água até formar ondulações. Essas ondulações crescem, ganham força, se organizam em séries e vão até a costa. Esse conjunto de ondas viajando se chama swell.
Esses ventos no meio do oceano surgem devido ao aquecimento desigual da Terra pelo Sol, que cria variações na pressão atmosférica e faz com que o ar se desloque de áreas de alta pressão para áreas de baixa pressão.A natureza trabalha em silêncio pra te entregar essas ondas e dias incríveis, sem cobrar nada em troca, e por isso agradeço toda vez que entro na água, pois acredito que assim como ela é generosa com a gente, devemos ser generosos com ela.
Por que e como as ondas quebram?
Em mar aberto, por ser muito fundo, não tem bancada, seja ela de areia, pedra ou coral, então as ondas viajam sem quebrar, organizadas e sem pressa.
É só quando o mar começa a ficar mais raso, perto da costa, que a magia acontece, a base da onda para e o topo dela continua, fazendo com que a onda incline e forme o lip (crista da onda). Após o lip terminar o seu movimento de "tombo", forma-se a espuma, e assim, temos uma onda surfável.O que decide se essa onda vai ser boa ou ruim é o que está embaixo dela, o fundo do mar é importatíssimo para o surf. Em picos de fundo de areia, também chamados de beach break, as ondas variam de lugar e também em qualidade. Enquanto um pico com fundo de coral ou de pedra, também chamados de point break, formam ondas mais certinhas, sempre no mesmo lugar e que dificilmente fecham. Um exemplo de Beach Break é Saquarema, nosso Maracanã do surf, já Jeffreys Bay, uma das melhores direitas do mundo, é um Point Break.
Observe o mar antes de entrar
Antes de ir para água com o aluno, sempre falo para ele prestar atenção no mar, marcar o tempo entre as séries, ver aonde tem corrente e para que lado está indo, identificar as valas, onde vamos entrar e onde vamos surfar.
Dessa forma, você começa a entender o mar e a se conectar com ele, pois apesar de nenhuma onda ser igual a outra, nem mesmo na piscina de ondas, o mar tem sempre padrões que podemos perceber e usarmos para surfar melhor, preste atenção.São 5 a 10 minutos que vão te salvar de 20 a 30 minutos, ou às vezes até mais tempo quebrando a cabeça tentando entender o mar lá de dentro, o que é muito mais dificil. Esse é um hábito que vale tanto para quem é competidor quanto para quem surfa apenas no final de semana.
Mesmo aprendendo a ler o mar e as ondas, não devemos surfar tentando controlar tudo, a leitura das ondas é para que você se coloque no lugar certo e saiba reagir aos movimentos do mar.
Até a próxima! Ihii!
Pedro Bento
@pedrobento28
