Na última sexta-feira (22), o Manchester City
bateu o Fluminense
por 4 a 0 e sagrou-se campeão do Mundial de Clubes
pela primeira vez em sua história. A conquista ajudou a fechar um ano histórico dos ingleses com chave de ouro. A seguir, confira uma retrospectiva do ano da equipe.
Premier League
O primeiro sinal de que 2023 seria um ano especial para a equipe de Pep Guardiola começou com a reviravolta na briga pela Premier League. Revertendo uma desvantagem de 8 pontos para o Arsenal, que liderou o campeonato por um longo período, o City conquistou a taça da PL de forma antecipada, em maio.
A conquista do Campeonato Inglês foi a 9ª da história do clube na era PL, e a terceira consecutiva.
FA Cup
Em seguida, logo no início do mês de maio, o City foi campeão da Copa da Inglaterra batendo o rival Manchester United. Além de levantar uma taça que não via desde 2019, a equipe de Pep Guardiola também começou a sonhar com a primeira Tríplice Coroa da história do clube.
Champions League
Poucos dias após o título da FA Cup contra seu maior rival, o Manchester City se viu diante de um dos jogos mais importantes do clube: a final da Champions League, contra a Inter de Milão.
Retornando a um passado não tão distante, relembramos que o City bateu na trave pelo título continental em 2021, e acabou derrotado pelo Chelsea. Desta vez, a equipe de Guardiola chegou com mais maturidade, com reforços astronômicos como Erling Haaland, e sagrou-se campeão Europeu pela 1ª vez na história.
Com um gol marcado por Rodri, os citizens bateram os italianos por 1 a 0 e saíram de uma longa fila para levantar a tão sonhada taça da Champions.
Tríplice coroa avassaladora!
Campeões da Premier League, da FA Cup e da Champions League, os cityzens conseguiram um feito que, até este ano, apenas o rival Manchester United havia conseguido no futebol inglês, ainda na temporada 1998/99.
A tríplice coroa premiou um ano avassalador de uma equipe que não deu chances aos rivais e aproveitou muito bem as oportunidades que surgiram para se consolidar internacionalmente como um time letal.
Desfalque de peso e despedidas
No meio do ano, o City sofreu baixas importantes, e viu Gundogan e Mahrez deixarem a equipe rumo ao Barcelona e à Arábia Saudita, respectivamente. Em agosto, 'perdeu' Kevin De Bruyne por conta de uma lesão logo no início da temporada 2023/24 da PL.
Porém, mesmo com as mudanças e o importante desfalque, os comandados de Pep Guardiola passaram por turbulências, mas retomaram o rumo esperado.
Eliminados da Copa da Liga Inglesa, os cityzens se classificaram em primeiro na fase de grupos da Champions League, e seguem brigando na parte de cima da tabela da Premier League.
Após turbulência recente, as goleadas sobre Fluminense e Urawa Red Diamonds deram ao City o título de Campeão Mundial da Fifa, encerrando o ano da forma que mais se destacou em 2023: levantando taças.