Manchester City conquistou o Mundial, a Champions, a PL e a Copa da Inglaterra em 2023
Reprodução/Twitter
Manchester City conquistou o Mundial, a Champions, a PL e a Copa da Inglaterra em 2023

Na última sexta-feira (22), o Manchester City bateu o Fluminense por 4 a 0 e sagrou-se campeão do Mundial de Clubes pela primeira vez em sua história. A conquista ajudou a fechar um ano histórico dos ingleses com chave de ouro.  A seguir, confira uma retrospectiva do ano da equipe.

Premier League
O primeiro sinal de que 2023 seria um ano especial para a equipe de Pep Guardiola começou com a reviravolta na briga pela Premier League. Revertendo uma desvantagem de 8 pontos para o Arsenal, que liderou o campeonato por um longo período, o City conquistou a taça da PL de forma antecipada, em maio.

A conquista do Campeonato Inglês foi a 9ª da história do clube na era PL, e a terceira consecutiva. 

Manchester City
Manchester City
Manchester City
Manchester City
Manchester City
Manchester City
Manchester City
Manchester City
Manchester City
Manchester City
Manchester City
Manchester City

FA Cup
Em seguida, logo no início do mês de maio, o City foi campeão da Copa da Inglaterra batendo o rival Manchester United. Além de levantar uma taça que não via desde 2019, a equipe de Pep Guardiola também começou a sonhar com a primeira Tríplice Coroa da história do clube.

Champions League
Poucos dias após o título da FA Cup contra seu maior rival, o Manchester City se viu diante de um dos jogos mais importantes do clube: a final da Champions League, contra a Inter de Milão.

Retornando a um passado não tão distante, relembramos que o City bateu na trave pelo título continental em 2021, e acabou derrotado pelo Chelsea. Desta vez, a equipe de Guardiola chegou com mais maturidade, com reforços astronômicos como Erling Haaland, e sagrou-se campeão Europeu pela 1ª vez na história.

Com um gol marcado por Rodri, os citizens bateram os italianos por 1 a 0 e saíram de uma longa fila para levantar a tão sonhada taça da Champions.

Tríplice coroa avassaladora!
Campeões da Premier League, da FA Cup e da Champions League, os cityzens conseguiram um feito que, até este ano, apenas o rival Manchester United havia conseguido no futebol inglês, ainda na temporada 1998/99.

A tríplice coroa premiou um ano avassalador de uma equipe que não deu chances aos rivais e aproveitou muito bem as oportunidades que surgiram para se consolidar internacionalmente como um time letal.

Desfalque de peso e despedidas
No meio do ano, o City sofreu baixas importantes, e viu Gundogan e Mahrez deixarem a equipe rumo ao Barcelona e à Arábia Saudita, respectivamente. Em agosto, 'perdeu' Kevin De Bruyne por conta de uma lesão logo no início da temporada 2023/24 da PL.

Porém, mesmo com as mudanças e o importante desfalque, os comandados de Pep Guardiola passaram por turbulências, mas retomaram o rumo esperado.

Eliminados da Copa da Liga Inglesa, os cityzens se classificaram em primeiro na fase de grupos da Champions League, e seguem brigando na parte de cima da tabela da Premier League.

Após turbulência recente, as goleadas sobre Fluminense e Urawa Red Diamonds deram ao City o título de Campeão Mundial da Fifa, encerrando o ano da forma que mais se destacou em 2023: levantando taças.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!