Na minha época, início dos anos 2000, era muito comum encontrarmos alguma criança que sonhava em jogar futebol. Não que hoje seja fácil, mas era bem difícil alguém ficar sabendo de você, já que não tinha rede social ou algo do gênero. A tática era tentar alguma peneira, ou conhecer alguém, que conhecia alguém, que conhecia outro alguém que poderia te indicar alguma pessoa que poderia te dar acesso a algum clube para fazer testes. Isso era uma experiência recorrente e comum. Eu sei porque passei por isso dezenas de vezes.

Wolf Pro Link promete reunir atletas, empresários, jornalistas e demais funções multidiciplinares no esporte no mesmo lugar
FreePik
Wolf Pro Link promete reunir atletas, empresários, jornalistas e demais funções multidiciplinares no esporte no mesmo lugar


Pouco tempo depois veio o boom das escolinhas de futebol, que monetizava sob a chancela de algum clube e, dependendo da franquia, havia também campeonatos internos e avaliações mais "exclusivas" junto ao time de futebol que a escola levava o nome. Na sequência, a figura dos agentes começou a ser ainda mais presente. Esse recorte é muito pertinente ao mundo do futebol. Outros esportes obedecem a uma estrutura parecida, mas o caminho é mais ou menos esse.

+ Veja mais entrevistas no Esporte é Experiência

E hoje?

Atualmente as coisas acontecem cada vez mais rápidas e intensas. Os jogadores com 15 anos já estão estreando nos profissionais e aguardando apenas completar 18 anos para compor algum elenco europeu. Isso é um sintoma de uma indústria esportiva sedenta por novos talentos, o que obriga os clubes a ampliarem o capital investido para a base. O Flamengo, por exemplo, de 2014 até 2023, o clube faturou R$ 1,2 bilhão com transferências de atletas formados na base, de acordo com o levantamento do CIES Football Observatory. 

E aí surgem os desafios. O que fazer para conectar essa molecada boa de bola, que antes não era vista, com pessoas que podem ajudar na formação e, até mesmo, na profissionalização? É o caso da Wolf Pro Link, uma plataforma idealizada pelo ortopedista e médico do esporte Dr. Ricardo Lobão Pinheiro Alves, que reúne no mesmo espaço digital, atletas, empresários, profissionais de saúde e jornalistas. Basicamente um ecossistema, conforme a empresa diz, para dar oportunidades e visibilidade para vários stakeholders do mercado esportivo ao mesmo tempo.

+ Leia mais: Por que o mercado esportivo está desesperado atrás dos jovens?

O Esporte é Experiência bateu um papo com o idealizador da Wolf Pro Link, Ricardo Lobão. Veja as perguntas e respostas abaixo:

1 - São várias funções exercidas no esporte reunidas no mesmo lugar. O que cada perfil vai ter à disposição?

A Wolf Pro Link irá fornecer um perfil específico para cada função. No caso do atleta, o objetivo é divulgar as qualidades esportivas, com informações sensíveis, como o estado de saúde do atleta só podendo ser visualizadas por pessoas que o atleta permitir, através de uma chave de segurança.

O perfil do empresário, além de divulgar o trabalho dele, terá funções específicas para pesquisar atletas e clubes que possam se filiar ao seu trabalho. Já os profissionais de saúde poderão divulgar o seu trabalho e captar atletas. Suas informações e vídeos serão confirmados através de referências bibliográficas. Os jornalistas terão acesso aos atletas, empresários e profissionais de saúde e poderão publicar informações na própria plataforma, em textos e vídeos.

Especificações de cada perfil:

Atletas – divulgar as habilidades do atleta, com permissão de visualização aos perfis agentes e empresários, expondo suas habilidades para o mundo 24 horas por dia, permitindo um alcance maior de propostas e contratos de trabalho;

Empresários – pesquisar atletas e clubes potenciais ao seu trabalho;

Profissionais de saúde e do esporte – capacitação profissional com a certificação Wolf e atendimento aos associados, de acordo com a localidade de atuação, otimizando o contato e custos de deslocamento do atleta, equipe e profissionais;

Outros profissionais do mundo esporte – capacitação profissional com a certificação Wolf e atendimento aos associados nos quesitos: patrocínios, parcerias, assessorias de treinamento e jurídica.

2 - A ideia é criar um ambiente de interação entre stakeholders do mercado. Como o cadastro na versão Beta é gratuito, em que momento o plano de negócios pensa em monetizar? E de que forma pretende monetizar? Publicidade, cobrar por perfil? Etc.

A Wolf apresenta um programa gratuito de boas-vindas aos atletas, pessoas que buscam por saúde, profissionais do esporte, agentes, clubes e jornalistas. A plataforma contém ambientes e ferramentas específicas para cada setor, que os integrantes poderão adquirir de acordo com seu interesse ou necessidade.  A Wolf Pro Link também tem como objetivo direcionar os associados para profissionais específicos, que irão realizar trabalhos de avaliação, diagnóstico e prevenção de patologias. Serviços de marketing e divulgação, patrocínios e parcerias, além de assessorias de treinamento e jurídica também serão oferecidas.

Visão da tela inicial da plataforma Wolf Pro Link
Reprodução / Wolf Pro Link
Visão da tela inicial da plataforma Wolf Pro Link


3 – Atualmente, na versão Beta, há apenas uma modalidade esportiva, o futebol. Dentro do planejamento da Wolf Pro Link, quantas modalidades a empresa pensa em disponibilizar? O que virá além da versão beta e se há data para sair?

Por ser a modalidade mais praticada e divulgada no país, o futebol está sendo o pontapé inicial da plataforma Wolf Pro Link. Para a nossa surpresa, a procura de atletas de todas as modalidades fez o projeto ser ampliado. Nossa equipe está trabalhando arduamente em prol desta ampliação. Todas as modalidades são bem-vindas à nossa plataforma: Beach Tennis; Natação; Voleibol; Tênis de Mesa; Basquetebol; Judô; Jiu-Jitsu; e Hipismo. Todos já podem se cadastrar na Wolf, que logo serão estruturados para a sua devida modalidade.

4 – Como será tratada a questão de segurança digital de todos os inscritos na plataforma? Por exemplo, como será a intermediação de dados entre o que a pessoa que se inscreve e o que a pessoa interessada vê? Há também alguma previsão de trava de bloqueio, por exemplo, se algum inscrito não quiser ter contato com outro?

A plataforma irá obter avaliações físicas, médicas e psicológicas, ou seja, informações sensíveis sobre o indivíduo, o que servirá para que os atletas observem seus pontos fortes e fracos a serem desenvolvidos. Para as pessoas que não praticam esportes, a plataforma poderá ser utilizada para: exames preventivos; monitoramento; e incentivo para a prática de atividades físicas.
Neste contexto, a Wolf Pro Link entende a necessidade de proteger dados sensíveis. Somente o dono do perfil poderá ver ou dar permissão para visualização, caso algum agente ou clube solicite.

Algumas informações como velocidade, potência, salto, e demais aspectos específicos de cada esporte servirão para a construção de um ranking de performance, quanto mais alto o score do atleta nessa classificação, mais visibilidade o perfil terá.

5 – Entendemos que dentro das categorias de base existem diversas categorias por idade. Geralmente, as redes sociais no Brasil são focadas no público a partir de 13 anos. Na plataforma já há algumas crianças, com idade de até 8 anos. Como uma plataforma que envolve fotos, vídeos, contatos etc., como a Wolf Pro Link, vislumbra esse contato e cuidado com a segurança dos usuários menores de idade? É possível se precaver totalmente?

A segurança dos atletas é uma preocupação importante que a Wolf Pro Link abraça, e todos os dias a plataforma continuará investindo em mais segurança. Por isso, assim como nas peneiras e seleções dos atletas para times, clubes, patrocínios e competições, as ações dessas crianças precisam ter a autorização e acompanhamento constante dos responsáveis legais, desde o cadastro inicial, até a negociação com agentes ou profissionais do esporte.

6 – Além dos perfis já presentes no site, há a intenção de envolver mais stakeholders importantes da indústria esportiva? (Scouts, patrocinadores, treinadores, preparadores físicos etc.)

Um dos grandes objetivos da Wolf é criar um ambiente formado por uma equipe multidisciplinar capaz de contemplar a performance e saúde dos indivíduos que se cadastrarem na plataforma. Tanto aqueles que querem visibilidade, como para aqueles que querem captar parcerias, além de empresas que queiram patrocinar atletas e clubes que buscam talentos em apenas alguns cliques.

7 – Pensando a longo prazo, qual é o objetivo final do ecossistema? Onde a Wolf Pro Link tem a intenção de chegar?

A Wolf Pro Link tem a visão de oferecer oportunidades a quem tem talento e auxiliar na conquista de seu objetivo no esporte, seja ele conquistar títulos em grandes clubes, patrocínios para o seu desenvolvimento, bolsas de estudo em colégios ou universidades. Para isso, o atleta será incentivado ao seu desenvolvimento físico, mental e educacional. Tudo será passível de avaliação e, quanto mais pontos ele ganha no ranking da plataforma, mais visibilidade ele tem. Para as crianças e adolescentes, o monitoramento da frequência de faltas, notas e assiduidade na escola, também contribui com pontos no score de atleta.

*Gilmar Junior é atleta de flag football 8x8 do Brasil Devilz, jornalista, especialista em gestão e marketing esportivo e está se especializando em gestão da experiência do consumidor

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!