Em alta no Flamengo, David Luiz busca dois objetivos em semana decisiva de Copa do Brasil
Guilherme Xavier
Em alta no Flamengo, David Luiz busca dois objetivos em semana decisiva de Copa do Brasil

Dez anos depois de conquistar a Liga dos Campeões pelo Chelsea, o zagueiro David Luiz levanta a taça e é o mais novo membro do clube de campeões da Copa Libertadores da América e da Liga dos Campeões da Europa. Titular do tricampeão Flamengo na final contra o Athletico, o zagueiro brasileiro é o 14º a fazer parte deste seleto grupo.

Antes dele, outros 13 jogadores conseguiram atingir a marca. Inclusive, outro ex-companheiro dele de Chelsea conseguiu vencer a Libertadores, o meia Ramires, que esteve no Palmeiras campeão de 2020, embora tenha deixado o clube antes da final.

Agora, são nove brasileiros na lista e cinco argentinos. O primeiro a chegar a esta marca foi o lateral Sorín. Ele venceu a Libertadores pelo River Plate e depois sagou-se campeão da Liga dos Campeões com a Juventus. Solari, também argentino e companheiro de Sorín no título do River em 1996, venceu a Champions em 2002 com o Real Madrid.

O primeiro brasileiro a ser campeão das duas competições de clubes foi o goleiro Dida. Ele conquistou a Libertadores em 1997 pelo Cruzeiro e em 2003 e 2007 pelo Milan. Companheiro dele no Milan em 2007, Roque Júnior foi o segundo. Ele havia vencido a Libertadores pelo Palmeiras em 1999. O zagueiro ainda venceu a Copa do Mundo com o Brasil em 2002. Mesmo feito de Dida, Cafu e Ronaldinho Gaúcho. O lateral ganhou a Libertadores pelo São Paulo em 1992 e 1993, depois a Champions com o Milan em 2007. Ronaldinho Gaúcho venceu a competição europeia pelo Barcelona em 2006, depois, pelo Atlético-MG, ganhou a sul-americana. Ele inaugurou o caminho inverso, dos que ganham a Champions e depois a Libertadores.

Em 2011, o Santos teve no elenco campeão contra o Peñarol o lateral Danilo e o atacante Neymar, ambos na seleção de Tite. Neymar foi campeão da Liga dos Campeões pelo Barcelona em 2015 e Danilo ganhou com o Real Madrid em 2016 e 2017.

O outro brasileiro da lista é o lateral Rafinha, campeão com o Bayern de Munique em 2013 e com o Flamengo em 2019.

Outros argentinos

Os argentinos Carlos Tévez, Walter Samuel e Willy Caballero venceram a Libertadores pelo Boca Juniors. Na Europa, Tévez venceu pelo Manchester United (2008), Samuel pela Inter (2010) e Caballero pelo Chelsea (2021).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!