A NBA conta atualmente com nove jogadores brasileiros em seus times. O número é recorde de atletas do Brasil na principal liga de basquete do mundo.
Leia mais: Temporada regular da NBA 2016/2017 começa nesta terça-feira
Confira quais são os nove jogadores que atuam na NBA:
ANDERSON VAREJÃO (Golden State Warriors)

O capixaba começou a jogar pelo Clube de Regatas Saldanha da Gama, da capital Vitória. Passou pelo time paulista de Franca e também pelo Barcelona, na Espanha, quando em 2004 entrou para o Cleveland Cavaliers. Atuou pelo time de Cleveland ao lado de LeBron James, Shaquille O’Neal E Kyrie Irving.
Com 34 anos, o veterano defende o time Golden State, de San Francisco, e esta será sua 13ª temporada na liga de basquete americana. Varejão foi finalista da NBA em três oportunidades, duas com o time de Ohio e uma no ano passado, pelo Golden State, quando o time de San Francisco perdeu na final para os Cavaliers. O ala/pivô da equipe californiana renovou no ano passado contrato de mais um ano com os Warriors.
TIAGO SPLITTER (Atlanta Hawks)

O catarinense de 31 anos iniciou sua carreira na cidade de Blumenau, pelo Ipiranga quando com pouco mais de 15, se mudou para a Espanha onde permaneceu até 2010 jogando nos times ibéricos. Atualmente veste a camisa 11 no time de Atlanta como pivô e foi o primeiro brasileiro a ser campeão da NBA em 2013-2014 jogando pelo San Antonio Spurs.
MARCELO HUERTAS (Los Angeles Lakers)

Nascido na cidade de São Paulo em 1983, Marcelinho começou a jogar pelo Clube Paulistano aos 18 anos quando em 2004 foi para a Espanha, onde jogou pelos times do país até 2014. Na adolescência atuou em um time de colegial do Texas, Estados Unidos.
Em 2015, o jogador de 33 anos foi contratado pelo Los Angeles Lakers conquistou seu espaço na liga americana e este ano renovou seu contrato por mais dois anos.
CRISTIANO FELÍCIO (Chicago Bulls)

O mineiro de 24 anos saiu do seu time formador, o Minas Tênis Clube em 2012 e atuou pelo Clube de Regatas do Flamengo onde jogou até o ano passado. Novato na liga de basquete americana, em 2015 Cristiano assinou contrato de dois anos com o Chicago Bulls.
Leia mais: Raulzinho demonstra confiança em sua segunda temporada na NBA
RAUL NETO (Utah Jazz)

Nascido em Belo Horizonte, Raulzinho começou a jogar basquete com apenas oito anos e atuou em times do estado mineiro até 2011, quando aos 19, foi contratado por um time da Espanha, país onde permaneceu até o ano passado.
Em 2015, então, o jogador de 24 anos anunciou sua contratação pelo Utah Jazz, no qual veste a camisa 25 e atua como armador.
BRUNO CABOCLO (Toronto Raptors)

Com apenas 21 anos, o jogador do time canadense vem conquistando seu espaço nestes dois anos de NBA. O paulistano iniciou sua carreira no Clube Pinheiros, onde jogou até 2014, quando foi contratado pelo Toronto Raptors. Atualmente é colega de equipe do também brasileiro, Lucas Bebê e tem seu contrato com o time até a temporada 2017/2018.
Leia mais: Toronto Raptors estende contrato dos brasileiros Lucas Bebê e Bruno Caboclo
LUCAS “BEBÊ” NOGUEIRA (Toronto Raptors)

O carioca de 2,13cm de altura renovou seu contrato com o time canadense até a temporada 2017/2018 e atua na equipe desde agosto de 2014. Nascido em São Gonçalo, Bebê é o camisa 92 do Raptors e joga como pivô.
MAYBYNER “NENÊ” HILÁRIO (Houston Rockets)

De São Carlos, interior do estado de São Paulo, Nenê atua na liga americana de basquete desde 2002/2003, sendo o brasileiro que joga a mais tempo na NBA. A temporada de 2016/2017 será sua primeira no time de Houston e sua 14ª na liga.
O pivô de 34 anos atuou no Denver Nuggets por 10 anos quando em 2012, foi transferido para o Washington Wizards. Pela última equipe jogou durante quatro temporadas. Neste ano, o jogador anunciou sua entrada no Houston Rockets com um contrato de US$ 2,9 milhões.
LEANDRINHO BARBOSA (Phoenix Suns)

Este ano Leandrinho anunciou terceira passagem pelo Phoenix Suns, time no qual iniciou sua carreira na NBA, em 2003. O ala defendeu a equipe de 2003 a 2009 e depois em 2013.
Após duas temporadas e um título pelo Golden State Warriors, o paulistano de 33 anos volta para casa e participa da sua 13ª temporada na liga. Sendo um dos jogadores veteranos e de experiência, o camisa 19 já atuou também pelo Toronto Raptors, Indiana Pacers e Boston Celtics.