Tamanho do texto

Confira quais são os nove jogadores do Brasil que atuam na principal liga de basquete do mundo

A NBA conta atualmente com nove jogadores brasileiros em seus times. O número é recorde de atletas do Brasil na principal liga de basquete do mundo.

Leia mais: Temporada regular da NBA 2016/2017 começa nesta terça-feira

Confira quais são os nove jogadores que atuam na NBA:

ANDERSON VAREJÃO (Golden State Warriors)

Anderson Varejão, Golden State Warriors
Divulgação
Anderson Varejão, Golden State Warriors

O capixaba começou a jogar pelo Clube de Regatas Saldanha da Gama, da capital Vitória. Passou pelo time paulista de Franca e também pelo Barcelona, na Espanha, quando em 2004 entrou para o Cleveland Cavaliers. Atuou pelo time de Cleveland ao lado de LeBron James, Shaquille O’Neal E Kyrie Irving.

Com 34 anos, o veterano defende o time Golden State, de San Francisco, e esta será sua 13ª temporada na liga de basquete americana. Varejão foi finalista da NBA em três oportunidades, duas com o time de Ohio e uma no ano passado, pelo Golden State, quando o time de San Francisco perdeu na final para os Cavaliers. O ala/pivô da equipe californiana renovou no ano passado contrato de mais um ano com os Warriors.

TIAGO SPLITTER (Atlanta Hawks)

Tiago Splitter, Atlanta Hawks
Getty Images
Tiago Splitter, Atlanta Hawks

O catarinense de 31 anos iniciou sua carreira na cidade de Blumenau, pelo Ipiranga quando com pouco mais de 15, se mudou para a Espanha onde permaneceu até 2010 jogando nos times ibéricos. Atualmente veste a camisa 11 no time de Atlanta como pivô e foi o primeiro brasileiro a ser campeão da NBA em 2013-2014 jogando pelo San Antonio Spurs.

MARCELO HUERTAS (Los Angeles Lakers)

Marcelinho Huertas, Los Angeles Lakers
Divulgação
Marcelinho Huertas, Los Angeles Lakers

Nascido na cidade de São Paulo em 1983, Marcelinho começou a jogar pelo Clube Paulistano aos 18 anos quando em 2004 foi para a Espanha, onde jogou pelos times do país até 2014. Na adolescência atuou em um time de colegial do Texas, Estados Unidos.

Em 2015, o jogador de 33 anos foi contratado pelo Los Angeles Lakers conquistou seu espaço na liga americana e este ano renovou seu contrato por mais dois anos.

CRISTIANO FELÍCIO (Chicago Bulls)

Cristiano Felício, Chicago Bulls
Divulgação/Facebook
Cristiano Felício, Chicago Bulls

O mineiro de 24 anos saiu do seu time formador, o Minas Tênis Clube em 2012 e atuou pelo Clube de Regatas do Flamengo onde jogou até o ano passado. Novato na liga de basquete americana, em 2015 Cristiano assinou contrato de dois anos com o Chicago Bulls.

Leia mais: Raulzinho demonstra confiança em sua segunda temporada na NBA

RAUL NETO (Utah Jazz)

Raulzinho Neto, Utah Jazz
Divulgação/Facebook
Raulzinho Neto, Utah Jazz

Nascido em Belo Horizonte, Raulzinho começou a jogar basquete com apenas oito anos e atuou em times do estado mineiro até 2011, quando aos 19, foi contratado por um time da Espanha, país onde permaneceu até o ano passado.

Em 2015, então, o jogador de 24 anos anunciou sua contratação pelo Utah Jazz, no qual veste a camisa 25 e atua como armador.

BRUNO CABOCLO (Toronto Raptors)

Bruno Caboclo, Toronto Raptors
Divulgação/Facebook
Bruno Caboclo, Toronto Raptors

Com apenas 21 anos, o jogador do time canadense vem conquistando seu espaço nestes dois anos de NBA. O paulistano iniciou sua carreira no Clube Pinheiros, onde jogou até 2014, quando foi contratado pelo Toronto Raptors. Atualmente é colega de equipe do também brasileiro, Lucas Bebê e tem seu contrato com o time até a temporada 2017/2018.

Leia mais: Toronto Raptors estende contrato dos brasileiros Lucas Bebê e Bruno Caboclo

LUCAS “BEBÊ” NOGUEIRA (Toronto Raptors)

Lucas Nogueira, Toronto Raptors
Divulgação/Facebook
Lucas Nogueira, Toronto Raptors

O carioca de 2,13cm de altura renovou seu contrato com o time canadense até a temporada 2017/2018 e atua na equipe desde agosto de 2014. Nascido em São Gonçalo, Bebê é o camisa 92 do Raptors e joga como pivô.

MAYBYNER “NENÊ” HILÁRIO (Houston Rockets)

Nenê Hilário, Houston Rockets
Divulgação/Facebook
Nenê Hilário, Houston Rockets

De São Carlos, interior do estado de São Paulo, Nenê atua na liga americana de basquete desde 2002/2003, sendo o brasileiro que joga a mais tempo na NBA. A temporada de 2016/2017 será sua primeira no time de Houston e sua 14ª na liga.

O pivô de 34 anos atuou no Denver Nuggets por 10 anos quando em 2012, foi transferido para o Washington Wizards. Pela última equipe jogou durante quatro temporadas. Neste ano, o jogador anunciou sua entrada no Houston Rockets com um contrato de US$ 2,9 milhões.

LEANDRINHO BARBOSA (Phoenix Suns)

Leandrinho Barbosa, Phoenix Suns. O camisa 19 é um dos jogadores mais velhos da liga
Divulgação/Facebook
Leandrinho Barbosa, Phoenix Suns. O camisa 19 é um dos jogadores mais velhos da liga

Este ano Leandrinho anunciou terceira passagem pelo Phoenix Suns, time no qual iniciou sua carreira na NBA, em 2003. O ala defendeu a equipe de 2003 a 2009 e depois em 2013.

Após duas temporadas e um título pelo Golden State Warriors, o paulistano de 33 anos volta para casa e participa da sua 13ª temporada na liga. Sendo um dos jogadores veteranos e de experiência, o camisa 19 já atuou também pelo Toronto Raptors, Indiana Pacers e Boston Celtics.

    Leia tudo sobre: NBA
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.