Tamanho do texto

Vice-campeão da NBA em três oportunidades, Anderson Varejão terá mais uma chance de conquistar o sonhado título juntamente com o anel

Anderson Varejão renovou com o Warriors por mais uma temporada
Divulgação
Anderson Varejão renovou com o Warriors por mais uma temporada

O ala/pivô brasileiro, Anderson Varejão, vai seguir na equipe do Golden State Warriors. Já em preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro com a seleção brasileira de basquete, o jogador renovou o contrato por mais uma temporada. Ele seguirá com o salário mínimo para um veterano da NBA, ou seja, 1,5 milhão de dólares, cerca de R$ 4,8 milhões.

LEIA MAIS:  Ayrton Senna: relembre dez frases marcantes do eterno ídolo brasileiro

Finalista da NBA em três oportunidades, duas com o Cleveland Cavaliers, de Ohio, em 2007 e 2015, e uma com o próprio Golden State, em 2016, Anderson Varejão segue com grandes chances de conquistar o título e o sonhado anel da NBA. Na última temporada, já com o Warriors, o capixaba acabou ficando com mais um vice, justamente contra o ex-clube.

Entre as melhores equipes nas duas últimas temporadas, o Warriors iniciará a temporada 2016/2017 como favorito ao torneio, isso porquê além de continuar com o trio formado por Stephen Curry, MVP (jogador mais valioso) da temporada regular, seu parceiro Klay Thompson e Draymond Green, o time ainda fechou com Kevin Durant , agente livre mais disputado da franquia. Por outro lado, o armador Leandrinho fechou sua volta ao Phoenix Suns  e não fará mais dupla com o parceiro de seleção.

LEIA MAIS:  Após 19 temporadas no Spurs, Tim Duncan anuncia aposentadoria

Em São Paulo para a preparação para as Olimpíadas, o capixaba de 33 anos, ressaltou que o foco no momento é outro, mas não escondeu a alegria em permanecer na franquia de Oakland.

“Queria ficar no Golden State e estou muito feliz que tudo tenha dado certo. Minha prioridade era permanecer na franquia, onde fui muito bem recebido por todos, mas só vou pensar em NBA daqui a alguns meses. Hoje o meu foco está todo nas Olimpíadas, em terminar bem essa fase de preparação. Estamos com um ambiente muito bom, de bastante confiança, agora a minha concentração é só nos Jogos, só penso no Rio-2016”, ponderou o jogador.

Ficha técnica

Varejão iniciou sua carreira na base do Clube de Regatas Saldanha da Gama, de Vitória. Em 1998, foi jogador do Franca, no interior paulista e lá ficou até 2001, quando foi contratado pelo Barcelona. Permaneceu na Espanha por três anos, quando foi escolhido pelo Orlando Magic no Draft daquele ano da NBA. No dia 23 de julho de 2004 ele iniciou sua passagem pelo Cavaliers.

Anderson Varejão com o troféu da Conferência Oeste da NBA
Divulgação / Assessoria
Anderson Varejão com o troféu da Conferência Oeste da NBA

O brasileiro permaneceu na equipe por 11 temporadas e meia e jogou ao lado de LeBron James e Kyrie Irving, dois dos melhores jogadores da atualidade. Foi campeão da Conferência Leste em 2007 e 2015 e conquistou ainda três títulos da Divisão Central, em 2009, 2010 e 2015. Ídolo da torcida do Cleveland, o ala/pivô fez 4485 pontos, 4434 rebotes, 709 assistências, 529 roubos de bola e 397 tocos. Ele se tornou o sétimo jogador que mais atuou pela franquia, com 591 jogos.

LEIA MAIS:  São Silvestre: curiosidades sobre a tradicional corrida de rua do país

Lá ele ficou até fevereiro de 2016, quando foi envolvido em uma troca entre Cavaliers e Portland Trail Blazers. Acabou sendo dispensado e como era agente livre, fechou com o Warriors até o final da temporada e chegou até a final da NBA para enfrentar justamente o Cavaliers. Com isso, ele se tornou o primeiro jogador a defender os dois finalistas em um mesmo ano.

Esta será a 13ª temporada de Anderson Varejão na NBA. Sua média atual é de 7,4 pontos, 7,3 rebotes e 1,2 assistências. Sua última temporada foi abaixo do esperado, com média de 2,6 pontos e 2,7 rebotes. Com a seleção brasileira, ganhou a Copa América de Basquete, em 2009 e também participou da campanha brasileira nos Jogos de Londres, quando o país terminou na quinta colocação.

*Com informações de Estadão Conteúdo

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.