
O Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, na tarde deste domingo (9), em Interlagos, promete ser acirrado em todo grid. Três dos maiores protagonistas do público brasileiro vão largar nas últimas posições. O tetracampeão, Max Verstappen, da Red Bull, ficou em 16º na classificação. Entretanto, ele precisou trocar o motor e terá que largar dos boxes. O holandês vai precisar fazer uma corrida de recuperação desde a primeira volta.
Já Lewis Hamilton, da Ferrari, começa a corrida na 13ª colocação e Gabriel Bortoleto, da Sauber, larga em último lugar devido ao grave acidente que destruiu o carro na última volta da corrida sprint.
Entre os primeiro colocados, o destaque é Lando Norris, da McLaren, líder do campeonato mundial. O inglês ultrapassou o companheiro de equipe Oscar Piastri na classificação geral, na etapa do México, e tem demonstrado mais solidez que o colega na briga pelo título. Ele ficou com a pole position e será acompanhado de Kimi Antonelli, da Mercedes, em segundo lugar, e Charles Leclerc, da Ferrari, na terceira colocação. Piastri larga em 4º.

Sprint
Lando Norris, também, venceu a corrida sprint em Interlagos. Piastri se envolveu em um acidente e teve que abandonar a corrida. Com os 8 pontos somados pela vitória, o piloto inglês abriu vantagem para o colega de equipe na liderança do campeonato mundial.
Faltando 4 etapas, a disputa está acirrada pelo título, mas Norris (365 pontos) tem chance de abrir vantagem, não só para Piastri (356), como também, principalmente, para Max Verstappen (326). O holandês vem diminuindo a diferença de pontos nas últimas corridas para a liderança do campeonato, mas o desempenho no qualy, em Interlagos, que o tirou dos 15 primeiros colocados, pode afastar o tetracampeão da disputa.
Corrida contra o tempo na Sauber
Na última volta da sprint, Gabriel Bortoleto sofreu um grave acidente e gerou tensão no autódromo de Interlagos.
O piloto brasileiro da Sauber perdeu o controle da direção na reta dos boxes, rodou na pista e atingiu o muro de proteção na entrada da curva "S" do Senna. De imediato, Gabriel comunicou a equipe pelo rádio que estava bem. Mesmo assim, ele foi encaminhado para o posto médico para ser avaliado.
A equipe Sauber confirmou logo após a sprint que seria necessário preparar um novo chassi para que Gabriel Bortoleto pudesse disputar a classificação e a corrida

E o trabalho feito pela equipe, por pouco, não surtiu o efeito completo: faltando sete minutos para o encerramento do Q1, o piloto estava pronto para voltar à pista. Com cinco, teve o motor de sua Sauber ligado, mas não houve tempo hábil para ir para a pista. Com isso, o brasileiro larga de 20º para a prova neste domingo.
Grid de Largada para o GP de São Paulo de F1
1 - Lando Norris, McLaren - 01:09.511
2 - Kimi Antonelli, Mercedes - +0.174
3 - Charles Leclerc, Ferrari - + 0.294
4 - Oscar Piastri, McLaren - + 0.375
5 - Isack Hadjar, Racing Bulls - + 0.420
6 - George Russel, Mercedes - +0.431
7 - Liam Lawson, Racing Bulls - +0.451
8 - Oliver Bearman, Haas - + 0.466
9 - Pierre Gasly, Alpine - +0.491
10 - Nico Hulkenberg, Sauber - + 0.528
11 - Fernando Alonso, Aston Martin -
12 - Alexander Albon, Williams -
13 - Lewis Hamilton, Ferrari -
14 - Lance Stroll, Aston Martin -
15 - Carlos Sainz, Williams -
16 - Max Verstappen, Red bull -
17 - Esteban Ocon, Haas -
18 - Franco Colapinto, Alpine -
19 - Yuki Tsunoda, Red Bull -
20 - Gabriel Bortoleto, Sauber -
Onde assistir
Domingo - 09/11
14h- Corrida (Band e F1TVPRO)