
O alerta da Defesa Civil sobre a passagem de um ciclone extratropical deixou os fãs de Fórmula 1 apreensivos, na manhã deste sábado (8), para o Grânde Prêmio de São Paulo em Interlagos.
No caminho para o autódromo, os turistas do Rio de Janeiro foram pegos de surpresa. Os amigos André e Jean saíram do Rio de madrugada e chegaram em São Paulo por volta de 7h. Eles não ficaram sabendo do alerta da Defesa Civil. "Trouxemos capa de chuva, porque a gente sabe que pode chover, mas não ciclone. A gente fica preocupado por que não viemos preparados pra isso", contou.
O aviso emitido chama a atenção para previsão de temporais com rajadas de vento. “Condições para chuva e rajadas de vento forte nas próximas horas e ao longo do sábado (8). Caso necessário, busque abrigo imediatamente”, diz o texto.
A mensagem foi enviada para moradores das regiões da Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Litoral Norte, Litoral Sul, Baixada Santista e Campinas.
O estudante Enzo Moretto, de 23 anos, morador de São Paulo, recebeu o aviso e precisou se adequar para ir ao autódromo. "Isso mudou um pouco minha estratégia para vir ao autódromo para acompanhar a corrida. Eu comprei proteção pro pé e trouxe uma capa de chuva a mais", revelou.
O jornalista Higor Ciconello também se precaveu quando soube do alerta. Porém teve receio que a programação da Fórmula 1 fosse cancelada em função do clima. "Eu recebi dois alertas ontem. Quando vi a notificação do celular, pensei que poderia cancelar a corrida hoje. Mas hoje de manhã estava tranquilo, então eu comprei mais capas de chuva, coloquei o carro num lugar mais seguro e vim pra cá", disse.
Programação
Neste sábado (8), às 11h, vai acontecer a largada da corrida Sprint. A prova vale 8 pontos para o vencedor. Na classificatória, desta sexta-feira (7), Lando Norris, da McLaren, conquistou a pole position. Kimi Antonelli, da Mercedes, ficou em segundo e Oscar Piastri, da McLaren, completou a terceira posição no grid de largada. Max Verstappen, da Red Bull, vai sair na 6ª colocação. Já Bortoleto, largará em 14ª lugar.

Mais tarde, às 15h, os pilotos vão voltar à pista para o classificatória que vai definir o grid de largada para o Grande Prêmio de São Paulo, que acontece amanhã.
Para o domingo (9), o clima promete ser mais estável e ameno. A previsão indica céu nublado com possibilidade de garoa leve até o meio-dia, mas com tempo firme durante o horário da corrida. A temperatura deve ser a mais baixa do fim de semana, com máxima de 19°C e mínima de 13°C. O vento soprará do sudeste, de forma moderada. A chance de chuva durante a prova é estimada em 20%.
