
Projetista responsável pelos carros da Red Bull em que Max Verstappen conquistou seus quatro títulos mundiais, Adrian Newey participou do podcast James Allen on F1 e destacou a força do holandês, o empenho do tetracampeão, e traçou um paralelo entre ele e Ayrton Senna, destacando uma similaridade.
"Max está em um nível realmente excepcional no momento. Você sabe, ele não teve uma infância fácil, mas sua maturidade é incrível. Sua capacidade de lidar com a pressão, de silenciar qualquer tipo de ruído, é impressionante", iniciou.
"Não importa o que ele esteja passando, quando coloca o capacete, ele se desliga de tudo no mundo e simplesmente corre. É uma das coisas mais especiais que se pode ver em um atleta", completou.
Depois, relembrou que Ayrton Senna o impressionou fora das pistas no breve período em que trabalharam juntos na Williams. Newey diz que mesmo com pouco tempo juntos, percebeu o quão "excepcional" era o brasileiro.
"O que mais me impressionou foi quando falávamos sobre pilotos que têm interesses além das corridas. Ayrton, quando eu estava na Williams, no final de 1993, foi à fábrica pela primeira vez. E eu tive o privilégio, dado por Frank [Williams] e Patrick [Head], de mostrar a fábrica a ele", relembrou.
"Então, ele chegou ao túnel de vento e, imediatamente, se ajoelhou, olhando a parte traseira da suspensão, notou que havia algo um pouco diferente de tudo o que havia sido feito antes e começou a perguntar sobre tudo: por que tínhamos feito isso, por que aquilo, qual era o propósito disso", prosseguiu.
"Ele era curioso sobre cada detalhe. Eu precisava estar bem atento para responder às perguntas dele. Sem dúvida, ele era um piloto excepcional", pontuou.
Em seguida, o projetista apontou uma similaridade entre Senna e Verstappen que os difere dos "pilotos comuns".
"Além de serem rápidos, ambos eram incrivelmente obsessivos com os detalhes. Foi isso que os diferenciou dos pilotos comuns", afirmou.
Novos ares

Após 18 anos na Red Bull, Adrian Newey deixou a equipe em maio de 2024 e se juntou à Aston Martin.
O projetista, que chegou à F1 em 1980 ainda como estagiário, passou por March, Williams, McLaren e RBR. Ele projetou carros campeões como o FW14B de Nigel Mansell em 1992, e o MP4/13 do primeiro título de Mika Hakkinen com a McLaren, em 98.
Na Red Bull, foi Newey quem projetou todos os carros campeões com Sebastian Vettel e Max Verstappen.
