
Gabriel Bortoleto, piloto da Sauber, realizará um sonho neste fim de semana: disputar o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos, diante da torcida de sua cidade natal. Será a primeira vez que o paulista corre em casa na principal categoria do automobilismo mundial.
“Crescendo em São Paulo, sempre sonhei em correr em Interlagos, e fazer isso como piloto de Fórmula 1 é algo que realmente me deixa ansioso. Parece quase surreal”, declarou Bortoleto, em comunicado oficial da equipe. “Todo o trabalho que minha família e eu dedicamos ao longo dos anos valeu a pena, e mal posso esperar para entrar na pista diante do meu povo.”
Meta é repetir os últimos resultados
A equipe Sauber chega embalada por dois fins de semana consecutivos marcando pontos, nos GPs dos Estados Unidos e do México. Bortoleto foi o responsável pelos bons desempenhos, com resultados consistentes que o mantêm competitivo no pelotão intermediário.

“É mais uma sprint, o que significa menos tempo para deixar tudo na melhor forma possível. Tivemos alguns bons resultados recentemente, então o objetivo é continuar trabalhando, aproveitar cada oportunidade e, com sorte, conquistar outro top 10 aqui em casa”, completou o brasileiro, que soma 9 pontos e ocupa atualmente a 15ª posição no campeonato de pilotos.
Massa foi o último a vencer em casa
A presença de um piloto brasileiro no grid reacende a expectativa da torcida brasileira, que não vê um vencedor da casa desde 2008, quando Felipe Massa triunfou em Interlagos com a Ferrari. A vitória, no entanto, foi marcada por um dos episódios mais dramáticos da história da F1, já que o título escapou de suas mãos nos últimos metros, com Lewis Hamilton conquistando o campeonato por um ponto.
Neste ano, a polêmica voltou à tona. Massa, que contesta o resultado daquele campeonato, se pronunciou após o encerramento das audiências sobre o caso, reafirmando que seguirá buscando justiça pelo que acredita ter sido uma “corrida manipulada” devido ao escândalo de Cingapura.
Sprint define grid e oferece pontos extras
O formato sprint retorna neste fim de semana em Interlagos, após ter sido disputado pela última vez no GP dos Estados Unidos, em Austin, em outubro.
A dinâmica altera a programação tradicional da Fórmula 1, com uma corrida curta no sábado (cerca de 100 km) que distribui pontos extras aos oito primeiros colocados, sendo: 8 pontos para o vencedor, 7 para o segundo, 6 para o terceiro, e assim por diante até 1 ponto para o oitavo.