
A temporada de 2025 da Fórmula 1 se aproxima, trazendo consigo não apenas novas máquinas e regulamentos, mas também uma reconfiguração nas equipes de pilotos, incluindo aqueles que atuam nos bastidores como reservas e pilotos de simulador.
Com o calendário se expandindo para 24 grandes prêmios, a importância de ter um piloto reserva confiável e preparado nunca foi tão grande. Afinal, como vimos em 2024 com Oliver Bearman substituindo Carlos Sainz na Ferrari, imprevistos acontecem, e a capacidade de resposta de uma equipe pode ser crucial para o sucesso na temporada.
Além de estarem prontos para assumir o volante em caso de lesão ou doença de um piloto titular, os pilotos reservas também desempenham um papel vital no desenvolvimento do carro, passando horas nos simuladores, testando atualizações e fornecendo feedback valioso aos engenheiros. Neste artigo, vamos detalhar a situação de cada equipe em relação aos seus pilotos reservas e de simulador para a temporada de 2025, organizadas em ordem alfabética para facilitar a consulta.
Alpine
A Alpine terá uma nova formação de pilotos reservas em 2025: Paul Aron, Ryo Hirakawa e Franco Colapinto. A chegada de Hirakawa da McLaren é uma das novidades. Colapinto, que impressionou em sua estreia na F1 substituindo Logan Sargeant na Williams em 2024, é um talento promissor. Jack Doohan, que atuou como piloto reserva em 2024, foi promovido a piloto titular, substituindo Esteban Ocon.

Aston Martin
A Aston Martin manteve sua dupla de pilotos reservas para 2025: Felipe Drugovich e Stoffel Vandoorne. Drugovich, campeão da Fórmula 2 em 2022, faz parte do programa de desenvolvimento de pilotos da Aston Martin desde 2023. Vandoorne, por sua vez, chegou à equipe em 2022, vindo da Mercedes. A Aston Martin, que antes dependia da Mercedes para fornecer pilotos reservas em caso de necessidade, agora conta com seus próprios talentos.

Mercedes
A Mercedes terá um rosto familiar de volta em 2025: Valtteri Bottas. O finlandês, que correu pela equipe de 2017 a 2021, retorna como piloto reserva após deixar a Alfa Romeo (agora Sauber). Bottas dividirá as responsabilidades com Frederik Vesti, que ingressou na equipe em 2024 e é um membro da academia de jovens pilotos da Mercedes desde 2021. A chegada de Bottas preenche o vazio deixado por Mick Schumacher, que agora faz parte do programa Hypercar da Alpine.

McLaren
A McLaren ainda não anunciou seus pilotos reservas para 2025. Ryo Hirakawa, que ocupou essa função anteriormente, se juntou à Alpine. Pato O’Ward, piloto da Arrow McLaren IndyCar, já participou de treinos livres pela equipe e é um candidato provável para a vaga. Will Stevens continua como piloto de simulador, trabalhando em estreita colaboração com os engenheiros e pilotos titulares.
Haas
A Haas também não anunciou seu piloto reserva para 2025. Oliver Bearman, que substituiu Carlos Sainz na Ferrari em 2024, foi promovido a piloto titular da Haas. Pietro Fittipaldi, que tem um longo histórico com a equipe, pode ser uma opção. Fittipaldi correu duas corridas pela Haas em 2020, substituindo Romain Grosjean após seu grave acidente no GP do Bahrein.
Red Bull Racing
A equipe austríaca ainda não confirmou seu piloto reserva para 2025. Liam Lawson, que desempenhou essa função no início de 2024, foi promovido para a equipe principal, substituindo Sergio Perez e se juntando a Max Verstappen. Rudy van Buren, por outro lado, continua como piloto de simulador, um papel que desempenha desde 2023. Há especulações de que Yuki Tsunoda, da Racing Bulls, possa ser chamado para assumir a função de reserva, dada a estreita relação entre as duas equipes.
Ferrari
A Ferrari também terá um novo piloto reserva em 2025: Zhou Guanyu. O chinês, que passou pela academia da Ferrari entre 2015 e 2018, retorna à equipe após três temporadas na Alfa Romeo. Zhou se juntará a Antonio Giovinazzi, que permanece como piloto reserva da Ferrari. Giovinazzi também compete no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) pela Ferrari, tendo conquistado a vitória nas 24 Horas de Le Mans em 2023. Arthur Leclerc, irmão de Charles Leclerc, Antonio Fuoco e Davide Rigon completam a lista de pilotos de desenvolvimento da equipe.

Sauber
A Sauber, que passará a se chamar Audi em 2026, ainda não anunciou seus pilotos reservas para 2025. Zane Maloney e Theo Pourchaire, que desempenharam essa função em 2024, deixaram a equipe. A Sauber terá uma nova dupla de pilotos titulares em 2025: Nico Hulkenberg e Gabriel Bortoleto.
Racing Bulls
A Racing Bulls também não tem um piloto reserva confirmado para 2025. Isack Hadjar, que desempenhou essa função em 2024, foi promovido a piloto titular, juntando-se a Yuki Tsunoda. Dada a estreita relação com a Red Bull, a equipe pode recorrer a pilotos do programa da Red Bull em caso de necessidade.
Williams
A Williams ainda não anunciou seu piloto reserva para 2025. Franco Colapinto, que impressionou em sua passagem pela equipe em 2024, se juntou à Alpine. Jamie Chadwick continua como piloto de desenvolvimento, um papel que desempenha desde 2019.