Marcado por acidentes e confusões, o GP da Austrália de F1 terminou com vitória do holandês Max Verstappen , da Red Bull. A prova, entretanto, segue dando o que falar. Os espanhóis Fernando Alonso e Carlos Sainz não gostaram nada das decisões durante a corrida.
Após a terceira relargada, Alonso foi tocado por Sainz, rodou e perdeu oito posições. Sainz, da Ferrari, foi punido com 5 segundos por conta do acidente com Alonso, perdendo assim a quarta posição e caindo para a 12ª e última colocação. Apesar da batida, Alonso conseguiu terminar no pódio, mas não gostou da punição dada pela comissão de prova.
“Que regra estúpida, como pode ser!”, disse Alonso, enquanto Sainz reclamava da punição: "Não, por favor, por favor, sem sanção".
Alonso pediu para que a equipe fizesse uma revisão no carro após a batida. “Confira porque aconteceu a mesma coisa há um ano em Silverstone e tudo recomeçou, confira rapidamente!", disse.
Sainz reclamou muito da sanção sofrida. "Não posso ficar de fora dos pontos, é inaceitável, (eles) têm que esperar até o final da corrida e discutir comigo, por favor, por favor, claro que não é merecido, essa penalidade é muito severa, fico de fora da pontos".
Após a prova, Sainz voltou a reclamar da punição. “Acho que é a punição mais injusta que já vi na minha vida. Antes de falar com vocês (imprensa) e usar palavras ruins, prefiro ver os comissários, conversar com eles. Talvez eu consiga voltar e falar com a imprensa, porque agora honestamente não consigo. Não me sinto bem para falar”, afirmou.