O holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1 neste domingo (31) após largar da 10ª posição do grid. A segunda colocação ficou com Lewis Hamilton, da Mercedes, seguido por seu companheiro de equipe, o pole position George Russell.
A corrida foi marcada por uma série de ultrapassagens entre os líderes, que se revezaram entre os dois pilotos da Mercedes, os dois da Ferrari, Charles Leclerc e Carlos Sainz, e Verstappen.
No entanto, uma parada equivocada da Ferrari na segunda troca de pneus de Leclerc, onde os pneus de faixa branca, mais duros e lentos, foram colocados, mudou completamente o panorama da prova.
Verstappen conseguiu ultrapassar o ferrarista logo após o pit stop, assim como Russell pouco depois. Para tentar consertar o erro, Leclerc foi chamado novamente aos boxes para colocar os pneus de faixa vermelha - mais rápidos - , mas a vitória já estava perdida.
Nas últimas voltas, foi a vez de Hamilton fazer ultrapassagens, passando Sainz e Russell para conquistar a segunda colocação.
Ainda houve tempo para um virtual safety car, quando Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, parou seu carro por problemas técnicos.
O VSC só foi desativado na última volta, com Verstappen ganhando tranquilamente - mais de oito segundos à frente de Hamilton.
A quarta colocação
ficou com Sainz, seguido pelo outro carro da Red Bull, Sergio Pérez, e Leclerc fechou na sexta posição. Lando Norris, da McLaren, ficou em sétimo; Fernando Alonso, da Alpine, em oitavo, seu companheiro de equipe, Esteban Ocon, em nono; e Sebastian Vettel, da Aston Martin, fechou a zona de pontuação.
Na entrevista pós-corrida, Verstappen disse que não estava esperando vencer, "mas que estava tentando chegar o mais próximo possível do pódio". O holandês agradeceu a equipe pelas paradas rápidas e inteligentes e falou sobre a série de ultrapassagens que precisou fazer. "Foi uma corrida divertida", disse ainda.
Com o resultado, Verstappen segue líder no campeonato de pilotos. Agora, a Fórmula 1 terá a pausa de Verão e a próxima etapa ocorrerá só n o dia 28 de agosto, em Spa-Francorchamps, na Bélgica. (ANSA).
Confira a Classificação F1 2022 do pilotos
1 Max Verstappen (Red Bull) – 258 pontos
2 Charles Leclerc (Ferrari) – 178 pontos
3 Sergio Perez (Red Bull) – 173 pontos
4 George Russell (Mercedes) – 158 pontos
5 Carlos Sainz (Ferrari) – 156 pontos
6 Lewis Hamilton (Mercedes) – 146 pontos
7 Lando Norris (McLaren) – 76 pontos
8 Esteban Ocon (Alpine) – 58 pontos
9 Valtteri Bottas (Alfa Romeo) – 46 pontos
10 Ferando Alonso (Alpine) – 41 pontos
11 Kevin Magnussen (Haas) – 22 pontos
12 Daniel Ricciardo (McLaren) – 19 pontos
13 Pierre Gasly (Alpha Tauri) – 16 pontos
14 Sebastian Vettel (Aston Martin) – 16 pontos
15 Mick Schumacher (Haas) – 12 pontos
16 Yuki Tsunoda (AlphaTauri) – 11 pontos
17 Zhou Guanyu (Alfa Romeo) – 5 pontos
18 Lance Stroll (Aston Martin) – 4 pontos
19 Alexander Albon (Williams) – 3 pontos
20 Nico Hulkenberg (Aston Martin) – 0 ponto
21 Nicholas Latifi (Williams) – 0 ponto
Classificação de equipes na F1 2022
1 Red Bull– 431
2 Ferrari – 334
3 Mercedes – 304
4 Alpine – 99
5 McLaren – 95
6 Alfa Romeo – 51
7 Haas – 34
8 AlphaTauri – 27
9 Aston Martin – 20
10 Williams – 3