Atual campeão mundial de Fórmula 1 - título conquistado no último domingo, no GP de Abu Dhabi - o alemão Nico Rosberg surpreendeu o mundo nesta sexta-feira ao anunciar sua aposentadoria da categoria, aos 31 anos de idade. A informação foi confirmada pelo próprio piloto em sua página oficial do Facebook.

E mais:  Rubens Barrichello conta história inédita sobre Ayrton Senna; assista

Nico Rosberg se disse cansado de tanto sacrifício na F1, alegando que não está mais disposto a passar por tantos percalços até chegar ao êxito mais uma vez. O piloto da Mercedes conquistou seu primeiro e único título na temporada 2016.

Confira a postagem no Facebook

Além do cansaço, o agora ex-piloto de Fórmula 1 alegou motivos pessoas para tomar a decisão de largar as pistas. "Minha mãe ficou feliz porque nunca mais vai ter que sofrer. Ele nunca viu uma corrida minha, ficava com muito medo", contou Rosberg.

Ele estava na Fórmula 1 desde 2006, quando foi contratado pela Williams e ficou por três temporadas, chegando à Mercedes em 2010. Antes do título conquistado neste ano, o germânico foi vicecampeão do Mundial em 2014 e 2015, ficando atrás do campanheiro de equipe Lewis Hamilton. 

Veja:  Apesar de mistério sobre sua situação, Schumacher ganha perfil nas redes sociais

Confira o comunicado traduzido

"Em 25 anos no automobilismo, sempre foi meu sonho, meu único sonho, me tornar campeão mundial de Fórmula 1. Através de trabalho duro, de dor, de sacrifícios, este era meu desejo de sempre. E agora eu consegui. Eu subi minha montanha, estou no meu auge, me sinto bem. Minha emoção mais forte agora é aprofundar a gratidão a todos que me apoiaram por fazer esse sonho acontecer.

Esta temporada, eu digo a vocês, foi dura demais. Eu me esforcei como um louco depois das decepções nos últimos dois anos. Elas abasteceram minha motivação a níveis que eu nunca senti antes. E é claro que tive uma ajuda daqueles que eu amo também - foi um esforço familiar completo de sacrifício, colocando tudo atrás de nosso objetivo. Eu não posso encontrar palavras para agradecer a minha esposa Vivian, ela tem sido incrível. Ela entendeu que esse era o ano, nossa oportunidade de fazer isso, e criar o espaço para eu me recuperar por completo a cada corrida, olhando para nossa filha toda noite, lidando quando as coisas ficaram duras e colocando nosso campeonato como prioridade.

undefined
Divulgação/F1

Nico Rosberg foi campeão da F1 em 2016

Quando eu ganhei a corrida em Suzuka, do momento onde a conquista título estava em minhas próprias mãos, a pressão começou, e eu comecei a pensar sobre encerrar minha carreira no automobilismo se eu me tornasse campeão mundial. No domingo de manhã em Abu Dhabi, eu sabia que essa poderia ser minha última corrida, e esse sentimento clareou minha cabeça antes da largada. Eu queria aproveitar cada parte da experiência, sabendo que poderia ser a última vez... e então as luzes se apagaram, e eu tive as mais intensas 55 voltas de minha vida. Eu tomei a decisão na segunda-feira à noite. Depois de refletir por um dia, as primeiras pessoas com que falei foram Vivian e Georg Nolte (empresário) e Toto Wolff (chefe da Mercedes).

Você viu?  Schumacher "poderia estar trapaceando" na temporada em que Senna morreu

Essa decisão difícil colocou minha família do automobilismo em uma situação difícil. Mas Toto entendeu. Ele sabia que eu estava completamente convicto e me tranquilizou. Minha conquista mais orgulhosa no automobilismo será sempre ter ganhado o título mundial com essa incrível equipe de pessoas, as Flechas Prateadas.

Agora, estou aqui só curtindo o momento. Haverá tempo para saborear essa conquista nas próximas semanas, para refletir sobre a temporada e para aproveitar cada experiência que virá em meu caminho. Depois disso, eu vou virar a próxima curva em minha vida e ver o que ela para mim"

Essas foram as palavras de Nico Rosberg, que não deu pistas do que poderá fazer no futuro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!