O Autódromo de Interlagos recebeu a Stock Car de casa cheia na manhã deste domingo, em São Paulo, para a Hero Super Final, corrida que decidiu o título da temporada 2018. Sob sol e calor, os 40 minutos da disputa foram agitados e tensos para os postulantes ao título Daniel Serra, que largou em terceiro, e Felipe Fraga, que saiu do 18º lugar.
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Na bandeira quadriculada, a vitória da última etapa da Stock Car ficou com Ricardo Zonta, enquanto Serra cruzou a linha de chegada em quarto lugar – uma posição à frente de Fraga – para selar a conquista do bicampeonato da principal categoria do automobilismo brasileiro.
"Foi muito tenso, porque você nunca sabe o que pode acontecer. Tem coisa que a gente não controla. Nos preparamos da maneira mais minuciosa possível, com um carro bem conservador para chegar no final", disse o campeão Daniel Serra depois da corrida em Interlagos .
"Então fui sofrendo um pouco com o desgaste de pneu, mas a gente fica nervoso: durante a corrida eu achei que o pneu furou umas seis vezes, de tão tenso que a gente fica. Muito nervosismo, mas sempre controlamos sabendo onde o Felipe (Fraga) estava, controlando o uso dos botões de ultrapassagem, mas estou muito feliz", completou.
Na votação do último Fan Push do ano, os dois postulantes ao título estavam entre os eleitos. Além de Serra e Fraga, levaram o acionamento extra do botão de ultrapassagem os pilotos Bia Figueiredo, Lucas di Grassi, Bruno Baptista e o estreante Gaetano di Mauro.
A última corrida da Stock Car em 2018
As luzes vermelhas se apagaram e Ricardo Zonta manteve a ponta na largada seguido de Julio Campos, Cacá Bueno e Gabriel Casagrande, que pularam à frente de Daniel Serra, o terceiro no grid. Felipe Fraga, saindo de 18º, ganhou duas posições nos dois giros iniciais e continuava a escalada. Julio Campos tomou a ponta de Zonta na abertura da terceira volta, enquanto Casagrande colocava pressão sobre Cacá.
Em quinto, Serra mantinha o controle da situação apesar da pressão de Antonio Pizzonia. Zonta usou o botão de ultrapassagem para retomar a liderança na volta 4, e a dupla de líderes ia abrindo distância em relação ao restante do pelotão. Volta 5, e Campos continua com o rodízio de líderes ao reassumir a ponta.
Cacá começou a perder posições depois de levar um toque: a carenagem do carro começou a interferir no pneu traseiro esquerdo, e abandonou a corrida logo em seguida. Casagrande assumia o terceiro lugar trazendo Daniel Serra consigo – justamente na posição que lhe garante o título mesmo que Fraga vencesse (era o 14º no momento).
Em sua participação final na Stock Car, Lucas di Grassi subia da 17ª para a 10ª posição nas voltas iniciais. Zonta retomou a ponta na oitava volta e começou a abrir distância.
Na volta 10 começaram os pit stops. Entre os líderes, Julio Campos, Daniel Serra e Ricardo Maurício foram aos boxes. Ricardo Zonta parou no giro seguinte. Rubens Barrichello, ainda sem parar, aparecia na liderança depois de ter largado em 23º; Átila Abreu optou por estratégia semelhante ao fazer seu pit stop nas voltas finais da janela obrigatória e também chegou a liderar a prova.
A ordem se restabeleceu depois que todos os pilotos realizaram suas paradas para abastecimento e troca de pneus, com Ricardo Zonta em primeiro, Julio Campos em segundo e Gabriel Casagrande em terceiro. Ricardo Maurício, Daniel Serra, Antonio Pizzonia, Gaetano di Mauro, Marcos Gomes, Lucas di Grassi e Felipe Fraga fechavam os dez primeiros.
A tensão entre os postulantes ao título foi aumentando no final da corrida. Lucas di Grassi tomou o quinto lugar de Serra, e o líder do campeonato tinha atrás de si Marcos Gomes e Felipe Fraga, pilotos da Cimed Racing. Fraga usou do jogo de equipe para passar Gomes, campeão de 2015, e ficar em sétimo exatamente atrás de Serra.
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Na última volta, Serra voltou a passar di Grassi, e Fraga embarcou na mesma tentativa, tirando o piloto da Hero Motorsport da corrida na curva do Laranjinha.
Na bandeirada, Ricardo Zonta conquistou sua primeira vitória na temporada e formou um pódio 100% paranaense tendo Julio Campos em segundo e Gabriel Casagrande em terceiro. Agora bicampeão, Daniel Serra cruzou a linha de chegada como bicampeão em quarto lugar, seguido de Felipe Fraga e Rubens Barrichello fechando os cinco primeiros.
Vencedores da Hero Super Final da Stock Car
Vencedor da prova, Ricardo Zonta destacou o trabalho do time e a perfeição de seu carro em qualquer que fosse a condição da pista durante o final a etapa final da temporada.
"O final de semana inteiro o meu carro esteve entre os três primeiros, fosse na chuva ou na pista seca. Na corrida a maior dificuldade seriam as cinco primeiras voltas, mas consegui me manter bem próximo e depois abrir uma boa vantagem. No pit stop a equipe trabalhou muito bem e saí com uma vantagem que depois foi só administrar. Estou feliz por mim e pela equipe com este encerramento de temporada", afirmou o paranaense da Shell V-Power.
Na reta dos boxes, após a prova, foi montada a recepção para o campeão de 2018 da Stock Car. Daniel Serra subiu no carro, cercado por membros da equipe Eurofarma RC e da torcida, e no pódio especial recebeu o troféu de campeão das mãos de Alberto Leite, da Hero, e do tricampeão Chico Serra.
"Agora é o momento em que toda a dedicação vale a pena; penso nisso 24 horas por dia e faço tudo para chegar o mais bem preparado possível nos finais de semana. Só a minha esposa sabe o quanto eu me preparo e me dedico para evoluir como piloto. Aos poucos a ficha vai caindo. É muito legal ter meus amigos aqui, a minha equipe. Todo mundo faz parte disso. É muito especial", disse Daniel.
O piloto de 34 anos soma dois títulos, contra três de seu pai, Chico Serra, tricampeão nos anos de 1999, 2000 e 2001. "Eu nunca pensei nos números do meu pai, mas ter conseguido dois títulos consecutivos – e ele venceu três – ia ser legal. Se eu conseguir chegar perto do que o meu pai fez, a minha carreira terá sido muito bem-sucedida", concluiu o novo bicampeão da Stock Car.
Vice-campeão de 2018, Felipe Fraga cumpriu a promessa de lutar até o final e fez uma corrida impecável, partindo do 18º lugar para chegar em quinto. E fez um resumo da temporada.
"Foi um campeonato muito bom. Estou feliz porque, como piloto, a minha performance melhorou, a cada ano mais. Mesmop eu não tendo sido campeão, eu acho que sou um Felipe melhor do que 2016 e melhor ainda que 2017. É uma pena, faltou pouco" falou, antes de elogiar o adversário.
"O título está em boas mãos, sem dúvida, mas vamos trabalhar ainda mais no ano que vem. Estarei com a mesma equipe, que é a equipe perfeita. Esse ano muita coisa saiu do nosso controle e isso tirou a gente de estar em uma disputa mais mano a mano. Temos que dar o mérito para o Daniel e para equipe dele. Trabalharemos mais para o ano que vem, acertaremos os erros e os detalhes para vir com tudo de novo", fechou Felipe Fraga.
Resultado – Hero Super Final da Stock Car:
- Ricardo Zonta (Shell V-Power) – 25 voltas em 41min51s513 (154,4 km/h)
- Julio Campos (Prati-Donaduzzi Racing) – a 4s414
- Gabriel Casagrande (Vogel Motorsport) – a 5s894
- Daniel Serra (Eurofarma RC) – a 15s670
- Felipe Fraga (Cimed Chevrolet Racing) – a 16s271
- Rubens Barrichello (Full Time Sports) – a 16s359
- Marcos Gomes (Cimed Chevrolet Racing Team) – a 16s587
- Antonio Pizzonia (Prati-Donaduzzi Racing) – a 19s415
- Átila Abreu (Shell V-Power) – a 19s725
- Gaetano di Mauro (Hero Motorsport) – a 20s519
- Max Wilson (Eurofarma RC) – a 20s989
- Diego Nunes (Full Time Bassani) – a 21s413
- Bruno Baptista (Hero Motorsport) – a 24s118
- Thiago Camilo (Ipiranga Racing) – a 24s403
- Lucas Foresti (Cimed Chevrolet Racing Team) – a 24s915
- Allam Khodair (Blau Motorsport) – a 32s977
- Bia Figueiredo (Ipiranga Racing) – a 34s303
- Cesar Ramos (Blau Motorsport) – a 37s816
- Denis Navarro (Cavaleiro Sports) – a 39s514
- Nelson Piquet Jr (Full Time Bassani) – a 1min06s954
- Willian Starostik (KTF Sports) – a 1min18s549
- Ricardo Sperafico (Bardahl Hot Car) – a 1 volta
- Ricardo Maurício (Full Time Sports) – a 1 volta
- Lucas di Grassi (Hero Motorsport) – a 1 volta
- Rafael Suzuki (Bardahl Hot Car) – a 1 volta
- Valdeno Brito (Eisenbahn Racing Team) – a 1 volta
- Guga Lima (Vogel Motorsport) – a 8 voltas (NÃO COMPLETOU)
- Galid Osman (Cavaleiro Sports) – a 8 voltas (NÃO COMPLETOU)
- Felipe Lapenna (Cavaleiro Contuflex) – a 10 voltas (NÃO COMPLETOU)
- Cacá Bueno (Cimed Chevrolet Racing) – a 18 voltas (NÃO COMPLETOU)
- Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – a 24 voltas (NÃO COMPLETOU)
Classificação final da Stock Car 2018 (pilotos)
- Daniel Serra, 338 pontos
- Felipe Fraga, 310
- Julio Campos, 252
- Rubens Barrichello, 242
- Max Wilson, 210
- Átila Abreu, 208
- Marcos Gomes, 202
- Ricardo Zonta, 184
- Cacá Bueno, 172
- Gabriel Casagrande, 155
- Thiago Camilo, 134
- Lucas di Grassi, 127
- Cesar Ramos, 74
- Diego Nunes, 66
- Nelson Piquet Jr., 65
- Rafael Suzuki, 61
- Allam Khodair, 61
- Ricardo Maurício, 54
- Lucas Foresti, 49
- Felipe Lapenna, 46
- Antonio Pizzonia, 44
- Vitor Genz, 43
- Denis Navarro, 23
- Bia Figueiredo, 21
- Guga Lima, 17
- Bruno Baptista, 16
- Gaetano di Mauro, 14
- Valdeno Brito, 13
- Esteban Guerrieri, 13
- Sérgio Jimenez, 10
Classificação final da Stock Car 2018 (equipes)
- Eurofarma RC, 548 pontos
- Cimed Chevrolet Racing, 482
- Shell V-Power, 392
- Prati-Donaduzzi Racing, 296
- Full Time Sports, 296
- Cimed Chevrolet Racing Team, 251
- Vogel Motorsport, 179
- Ipiranga Racing, 155
- Hero Motorsport, 153
- Blau Motorsport, 134
- Full Time Bassani, 131
- Bardahl Hot Car, 65
- Eisenbahn Racing Team, 56
- Cavaleiro Contuflex, 46
- Cavaleiro Sports, 27
- Hero Motorsport II, 17
- Squadra G Force, 10
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