O piloto italiano Valentino Rossi foi operado com sucesso na madrugada desta sexta-feira, algumas horas após o grave acidente que sofreu durante os treinos para o Grande Prêmio de San Marino da MotoGP , que causou uma fratura na tíbia e na fíbula da perna direita.
Leia também: Hexacampeão da MotoGP, Rossi sofre acidente e põe temporada em risco
O tempo de recuperação do italiano, segundo Raffaele Pascarella, médico responsável pela operação, será de 30 a 40 dias. "A intervenção cirurgica durou uma hora e foi um sucesso. O processo de recuperação dependerá dele. Penso que Valentino Rossi deverá ficar de 30 a 40 dias de repouso", informou.
"A perna está inchada, mas é normal. Em dois ou três dias, acredito que estará melhor. A fratura da tíbia era muito semelhante a que ele teve em 2010, mas, a da fíbula, foi perto do joelho. Por sorte, não estava exposta ", disse o médico.
Leia também: Pilota de 19 anos quer provar que mulheres podem, sim, competir na F1
Além de ficar de fora do GP de San Marino, Rossi perderá as corridas de Misano, no próximo dia 10, e de Aragão, no dia 24. Caso o tempo de recuperação seja de 40 dias, o italiano será dúvida para o GP do Japão, no dia 15 de outubro.
Aos 38 anos, o piloto estava entre os principais favoritos para conquistar o título da temporada da MotoGP, uma das mais disputadas dos últimos anos.
Leia também: Filho de Schumacher homenageia o pai e se emociona no GP da Bélgica
Carreira
Italiano de Urbino, em Marcas, Valentino Rossi começou a carreira em 1996 nas provas de 125 cilindradas. Passou para as de 250 cilindradas dois anos depois e para as 500 cilindradas em 2000. Em 2002, estreou na Moto GP e foi campeão já na primeira temporada, assim como em 2003, 2004, 2005, 2008 e 2009.