Matheus Martins comemora após converter um pênalti na vitória do Botafogo sobre o São Paulo pelas quartas de final da Copa Libertadores, no dia 25 de setembro de 2024, em São Paulo
Miguel Schincariol
Matheus Martins comemora após converter um pênalti na vitória do Botafogo sobre o São Paulo pelas quartas de final da Copa Libertadores, no dia 25 de setembro de 2024, em São Paulo
Miguel Schincariol

O Botafogo se classificou nesta quarta-feira (26) para as semifinais da Copa Libertadores-2024 ao eliminar o São Paulo nos pênaltis (5-4) no jogo de volta que terminou empatado em 1 a 1 no tempo regulamentar na capital paulista.

Apesar de jogar diante do estádio do Morumbi lotado, com mais de 60 mil espectadores, o Botafogo não se intimidou e o roteiro da partida foi praticamente o mesmo do jogo de ida (0 a 0), embora desta vez com gols.

Mais uma vez com domínio avassalador no primeiro tempo, o Botafogo apresentou com seriedade suas credenciais para conquistar sua primeira Libertadores.

Pelo futebol mostrado e pela qualidade de seu elenco, graças aos investimentos milionários feitos pelo dono de sua SAF, o americano John Textor, o Fogão não só é agora um sério candidato ao título continental, como também sonha em fazer a 'dobradinha' com o título do Brasileirão, no qual vem liderando há semanas.

- Botafogo domina o 1º tempo -

O time carioca entrou em campo impondo muita pressão e ritmo e sufocou o São Paulo na primeira meia hora, embora desta vez não tenha tido tantas chances de abrir o placar.

Porém, o que não conseguiu fazer em casa depois de desperdiçar inúmeras oportunidades desta vez fez no primeiro ataque perigoso no Morumbi.

Aos 15 minutos, o venezuelano Jefferson Savarino roubou a bola do veterano Luiz Gustavo no meio-campo e rapidamente tocou para Igor Jesus, enquanto avançava pela esquerda a toda velocidade.

O atacante tocou rasteiro na direção da linha de fundo, onde Savarino, de primeira, cruzou para a área. O goleiro Rafael saiu e desviou a bola, que caiu na cabeça de Almada que, quase sem querer, colocou o Botafogo na frente.

O gol não mudou o roteiro, com o Botafogo dominando mas sem criar grande perigo, e o São Paulo sem ideias recorrendo a bolas longas para Jonathan Calleri muito bem marcado.

Com a falta de criatividade em campo, o técnico são-paulino, o argentino Luis Zubeldía, não esperou o intervalo e tirou o jovem William Gomes para dar entrada ao elétrico atacante Luciano.

O São Paulo melhorou um pouco, embora fosse o Botafogo quem quase encaminhou a vitória aos 39 minutos, quando num contra-ataque rápido Vitinho entrou na área e seu chute foi bloqueado por Alan Franco providencialmente quando a bola ia direto para o gol.

- Lucas Moura perde pênalti -

Pouco antes do intervalo, o árbitro marcou um pênalti, depois de recorrer ao VAR, devido a um toque de mão do zagueiro Bastos após uma cabeçada de Lucas Moura. Ele assumiu a responsabilidade da cobrança, mas mandou a bola alto demais.

No segundo tempo, o São Paulo reagiu. Calleri, aos 61 minutos, chutou alto para o gol vazio e dois minutos depois John evitou um golaço de Lucas Moura após uma grande jogada individual.

A insistência do São Paulo foi recompensada aos 87 minutos, quando Calleri finalizou de cabeça um cruzamento da esquerda de André Silva e empatou, levando a torcida tricolor ao delírio.

Após o apito final, a vaga nas semifinais foi decidida na disputa de pênaltis.

- A definição -

Calleri mandou a primeira cobrança no travessão, frustrando a torcida do São Paulo. E Luiz Gustavo, Lucas e Igor Vinicius acertaram as suas.

Do lado do Botafogo, Tchê Tchê, Danilo Barbosa e Marçal acertaram os três primeiros chutes, mas Vitinho isolou a sua cobrança e o placar voltou a ficar empatado.

Na sequência, Luciano e Thiago Almada acertaram a quinta cobrança dos dois times e, na sexta, John defendeu o disparo de Rodrigo Nestor.

Matheus Martins acertou a sua e deu a heroica classificação ao Botafogo, que 51 anos depois disputa novamente a semifinal da Libertadores, a primeira com o formato atual.

O 'Glorioso' enfrentará o vencedor do duelo entre Peñarol e Flamengo, que será definido nesta quinta-feira, em Montevidéu. Os uruguaios venceram o jogo de ida no Maracanã por 1 a 0.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!