O australiano Jack Doohan (21 anos) será piloto da Alpine em 2025 ao lado do francês Pierre Gasly, anunciou a equipe de Fórmula 1 nesta sexta-feira (23).
Filho de Mick Doohan, pentacampeão mundial de motociclismo na categoria 500 cilindradas, Jack atualmente é piloto reserva da equipe franco-britânica e no ano que vem vai substituir o francês Esteban Ocon, que já acertou sua ida para a Haas.
"Jack fará dupla com Pierre Gasly na próxima temporada e se tornará o primeiro piloto jovem da Alpine Academy a ter um assento na equipe. Pierre e Jack oferecem à escuderia um equilíbrio entre juventude e experiência", escreveu a Alpine em comunicado.
Depois de não conseguir convencer o espanhol Carlos Sainz, que assinou com a Williams após a Ferrari anunciar a contratação de Lewis Hamilton para 2025, a Alpine aposta em um jovem piloto promissor que conhece bem a equipe.
Terceiro colocado no Mundial de Fórmula 3 em 2021, Jack Doohan passou pela Fórmula 2 e terminou em sexto na temporada 2022 e em terceiro no ano seguinte. Conseguiu seis vitórias e cinco pódios na categoria.
Jack foi escolhido à frente de Mick Schumacher, filho da lenda da Fórmula 1 Michael Schumacher. O alemão havia chegado à Alpine nesta temporada para pilotar um de seus dois Hypercar no Mundial de Endurance da FIA (WEC).