O piloto francês de Fórmula 1 Estevan Ocon, na equipe Alpine nas últimas cinco temporadas, vai correr pela Haas a partir de 2025, após assinar um contrato plurianual com a escuderia americana, que fez o anúncio nesta quinta-feira (25).
"Estou muito feliz de começar esta nova etapa na Fórmula 1 e de me juntar à Haas em 2025. Vou para uma equipe ambiciosa, que me impressionou pela mentalidade, seus métodos de trabalho e sua trajetória inegavelmente ascendente", declarou o francês de 27 anos em um comunicado.
A Haas será a quarta equipe de Ocon na principal categoria do automobilismo, depois de passagens por Manor (2016), Force India (2017-2018) e Renault/Alpine (2020-2024).
"Esteban mostrou seu valor na Fórmula 1. A experiência que ele vai trazer, não só com seu talento, mas também por ter trabalhado para uma construtora, vai ser uma grande vantagem para fazer a equipe crescer", disse o japonês Ayao Komatsu, diretor da escuderia americana.
Em 2025, Ocon será companheiro do novato britânico Oliver Bearman (19 anos), que vem da Fórmula 2 e vai disputar sua primeira temporada na Fórmula 1.
Bearman teve que substituir o espanhol Carlos Sainz na Ferrari em março, no GP da Arábia Saudita, e conseguiu uma boa sétima colocação na corrida.
Com a ida de Ocon para a Haas, 15 das 20 vagas no grid já estão ocupadas para a temporada 2025. Ainda têm um assento disponível as equipes Alpine, Mercedes, Racing Bulls, Sauber e Williams.