Dois anos depois de vencer Roland Garros pela 14ª e última vez, Rafael Nadal se classificou para mais uma final, no ATP 250 de Bastad, na Suécia, ao vencer o croata Duje Ajdukovic neste sábado (20).
Nadal fechou o jogo em 2 sets a 1, com parciais de 4-6, 6-3 e 6-4, em duas horas e 12 minutos.
"Foi um jogo muito duro, realmente difícil, mas encontrei uma maneira de sobreviver e jogar uma final depois de muito tempo. São grandes notícias, estou muito feliz", disse o espanhol de 38 anos após a partida.
Nadal chega a sua primeira final nesta temporada e continua aprimorando suas condições físicas antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, que vai disputar na chave de simples e nas duplas ao lado de Carlos Alcaraz.
"Muitas coisas aconteceram, ainda estou me recuperando, mas continuo lutando. Fiz isso durante todo o torneio e hoje também. Jogos como o de hoje nos ajudam a melhorar muitas coisas na quadra", afirmou.
"É sempre um grande sentimento estar de volta a uma final. Ganhei quatro jogos seguidos, algo que não conseguia havia dois anos", acrescentou o espanhol, atualmente número 261 no ranking da ATP, depois de sofrer com uma sequência de lesões.
Em Bastad, onde foi campeão aos 19 anos em 2005, Nadal vai disputar a 131ª final de sua carreira, contra o português Nuno Borges, que na outra semifinal bateu o argentino Thiago Agustín Tirante em dois sets (6-3 e 6-4)
Eliminado de Roland Garros este ano na primeira rodada, pelo alemão Alexander Zverev, o veterano espanhol decidiu não disputar Wimbledon para ficar na preparação dos Jogos Olímpicos, 16 anos depois de conseguir o ouro no torneio de simples dos Jogos de Pequim 2008.