A tenista polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo, se classificou para a final do WTA 1000 de Roma ao derrotar a americana Coco Gauff (3ª) nesta quinta-feira (16).
Swiatek fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-3, em uma hora e 46 minutos.
Sua adversária na decisão de sábado será a bielorrussa Aryna Sabalenka (2ª), que por sua vez bateu outra americana, Danielle Colins (15ª), com parciais de 7-5 e 6-2 no último jogo desta quinta-feira.
Desde que chegou à capital italiana, Swiatek (22 anos) não perdeu nenhum set.
Gauff, de 20 anos, começou bem a semifinal e conseguiu uma quebra na primeira oportunidade, mas a polonesa reagiu e chegou à vitória sem grandes dificuldades.
Nos 11 confrontos entre ambas, Swiatek foi a vencedora em dez. Nesta temporada, a número 1 do mundo venceu três torneios (Doha, Indian Wells e Madri).
A polonesa pode se tornar a primeira jogadora a vencer em Madri e Roma em um mesmo ano desde que a americana Serena Williams conseguiu o feito em 2013.
"Não penso nessa marca, penso jogo a jogo, tento ficar o mais relaxada possível. Só quero tentar jogar meu melhor tênis na final", disse Swiatek após a partida.
Em Madri, ela derrotou Sabalenka na final. Agora, a bielorrussa vai em busca de revanche.
Contra Collins, Sabalenka pareceu estar recuperada das dores nas costas que a incomodaram nas rodadas anteriores.
Demolidora no saque, a bielorrussa se impôs no segundo set e não deu chances para a americana, que vinha de uma série de 19 vitórias em seus últimos 20 jogos.