O tenista chileno Alejandro Tabilo devolve a bola durante sua partida da 3ª rodada do Masters 1000 de Roma contra o sérvio Novak Djokovic, no dia 12 de maio de 2024, no Foro Italico, em Roma.
TIZIANA FABI
O tenista chileno Alejandro Tabilo devolve a bola durante sua partida da 3ª rodada do Masters 1000 de Roma contra o sérvio Novak Djokovic, no dia 12 de maio de 2024, no Foro Italico, em Roma.
Tiziana FABI

Depois de eliminar no domingo o número 1 do mundo Novak Djokovic no torneio de Roma, o chileno Alejandro Tabilo venceu outro 'peso pesado', o russo Karen Khachanov, nesta terça-feira (14), chegando assim às quartas de final, enquanto o brasileiro Thiago Monteiro perdeu para o chinês Zhizhen Zang.

As centenas de mensagens que recebeu desde a sua vitória contundente sobre Djokovic não alteraram o jogo do chileno, número 31 do mundo.

"Foi uma loucura, aquela vitória virou manchete no Chile, mas preferi desligar o telefone e me concentrar em mim mesmo, no que estou fazendo", explicou.

E sua jornada em Roma continua graças à vitória por 7-6 (7/5), 7-6 (12/10) sobre Khachanov (N.18), que havia chegado às quartas de final no saibro de Monte Carlo.

Tabilo, de 26 anos, disputará pela primeira vez as quartas de final de um Masters 1000 e sua trajetória no torneio poderá se estender um pouco mais.

Seu próximo adversário, o chinês Zhizhen Zang (N.56), eliminou o brasileiro Thiago Monteiro também nesta terça-feira por 7-6 (7/4) e 6-3 e teoricamente não deverá ser um adversário muito difícil para o chileno.

Embora comece a se destacar no saibro, Tabilo não mostra nas quadras o mesmo temperamento vulcânico de seus gloriosos compatriotas Marcelo Ríos, ex-número 1 do mundo, ou Nicolás Massu, bicampeão olímpico em 2004.

"Quando era mais novo eu mostrava muito as minhas emoções, mas já há algum tempo procuro controlá-las melhor e ter a maior calma possível", explicou Tabilo, que no início do ano conquistou o seu primeiro título do circuito ATP nas quadras duras de Auckland.

Nascido em Toronto, Tabilo representou o Canadá em diversas categorias juvenis antes de decidir, aos 18 anos, competir pelo Chile e se mudar para o país sul-americano.

"Cresci jogando no cimento, ir para o Chile me permitiu jogar mais no saibro, mas me sinto bem nas duas superfícies", disse Tabilo, que, além do excelente domínio do inglês e do interesse pelo basquete, garante que não tem "nada mais de canadense".

- Dimitrov eliminado

Mais cedo, o búlgaro Grigor Dimitrov, número 10 do mundo, foi eliminado nas oitavas de final pelo americano Taylor Fritz (N.13), pagando caro por sua incapacidade de aproveitar seus break points.

Dimitrov, de 32 anos, perdeu após 2 horas e 43 minutos de jogo com parciais de 6-2, 6-7 (13/11) e 6-1.

O búlgaro cometeu onze duplas faltas e desperdiçou onze break points. Além disso, precisou de dez set points para empatar a partida após um game decisivo que durou quase 18 minutos.

Dimitrov pagou por esse desperdício de energia no set seguinte, em que perdeu o ritmo físico.

Depois de já ter chegado às quartas de final em Madri, Fritz tentará a vaga nas semifinais em Roma contra o alemão Alexander Zverev (N.5) que venceu o português Nuno Borges (N.53) em dois sets.

--- Resultados desta terça-feira das oitavas de final do ATP Masters 1000 de Roma:

- Oitavas de final:

Alejandro Tabilo (CHI/N.29) x Karen Khachanov (RUS/N.16) 7-6 (7/5), 7-6 (12/10)

Zhang Zhizhen (CHN) x Thiago Monteiro (BRA) 7-6 (7/4), 6-3

Alexander Zverev (ALE/N.3) x Nuno Borges (POR) 6-2, 7-5

Taylor Fritz (EUA/N.11) x Grigor Dimitrov (BUL/N.8) 6-2, 6-7 (11/13), 6-1

Nicolás Jarry (CHI/N.21) x Alexandre Muller (FRA) 7-5, 6-3

    AFP

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!