O Flamengo tem a obrigação de vencer o Bolívar nesta quarta-feira, no Maracanã, para se manter vivo no grupo E da Copa Libertadores e evitar chegar à última rodada eliminado ou sem depender de si mesmo.
A derrota na semana passada para o Palestino do Chile (1 a 0) e a campanha invicta do Bolívar complicaram a vida do time carioca, que não pode mais tropeçar se quiser seguir na competição.
Apesar de contar com o maior orçamento da América do Sul, o Flamengo, com 4 pontos, pode ser eliminado com uma rodada de antecedência se não vencer o Bolívar (10 pontos) e o Palestino (6) derrotar o Millonarios (2) em Bogotá, o que representaria um enorme fracasso para o 'rubro-negro'.
No sábado, o Flamengo encerrou uma série de três jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro ao bater o Corinthians por 2 a 0 no Rio de Janeiro, com gols de Pedro e do jovem Lorran.
A vitória deixou a equipe na terceira posição da tabela com 11 pontos, dois atrás dos líderes Athletico-PR e Bahia.
- Arrascaeta recuperado -
Para o jogo decisivo contra o Bolívar, o técnico Tite não poderá contar com o volante chileno Erick Pulgar e o atacante Bruno Henrique, lesionados, mas espera-se que o uruguaio Giorgian De Arrascaeta, fora dos últimos jogos por problemas físicos, esteja pronto e dispute posição com Lorran.
O Flamengo também confia no Maracanã lotado para derrotar o líder do grupo.
"A gente tem que impor este ritmo desde o início do jogo e fazer o fator casa prevalecer, porque dentro de casa nós somos muito fortes", afirmou o atacante Everton Cebolinha.
- Bolívar confiante -
Por sua vez, o Bolívar chega confiante para garantir a primeira posição do grupo, que viria com uma vitória ou um empate, caso o Palestino não vença na Colômbia.
O técnico argentino Flavio Robatto levou todo o elenco para o Rio de Janeiro, inclusive os jogadores lesionados.
No domingo, o Bolívar, com um time misto, venceu o Independiente Petrolero por 1 a 0 na primeira rodada do campeonato boliviano.
Para enfrentar o Flamengo, a equipe tem muitas dúvidas: Renzo Orihuela, Jesús Sagredo, Bruno Sávio, Leonel Justiniano e Fernando Saucedo enfrentam problemas físicos e podem não ficar à disposição.
O jogo, programado para as 21h30 (horário de Brasília), terá arbitragem do uruguaio Andrés Matonte.
Prováveis escalações:
Flamengo: Rossi - Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira, Ayrton Lucas- Allan, De la Cruz, Lorran - Gerson, Everton Cebolinha e Pedro. Técnico: Tite.
Bolívar: Carlos Lampe - Erwin Saavedra, Jesús Sagredo, Renzo Orihuela, José Sagredo - Fernando Saucedo, Leonel Justiniano, Ervin Vaca - Bruno Sávio, Da Costa e Patito Rodríguez. Técnico: Flavio Robatto.