Logo da Fifa antes de uma cúpula em Istambul, em 15 de fevereiro de 2019
OZAN KOSE
Logo da Fifa antes de uma cúpula em Istambul, em 15 de fevereiro de 2019
OZAN KOSE

A Fifa negou em uma carta enviada à Associação de Ligas Mundiais e ao Sindicato Mundial de Jogadores (FIFPro) ter "imposto" o calendário internacional, enquanto as duas organizações opõem-se à disputa do Mundial do Clubes de 2025 nas datas previstas pela instância máxima do futebol mundial.

Em uma carta enviada em 2 de maio ao presidente da Fifa, Gianni Infantino, da qual a AFP obteve uma cópia na quinta-feira, a Associação das Ligas Mundiais e o FIFPro consideravam que o calendário de competições estava "acima da saturação" e instaram a organização a modificar a programação do Mundial de Clubes, ampliado para 32 equipes e cuja disputa está prevista para entre 15 de junho e 13 de julho de 2025 nos Estados Unidos.

"Rejeitamos qualquer sugestão ou inferência de que a Fifa 'imponha o Calendário Internacional de Partidas (IMC) à comunidade do futebol sem uma consulta adequada, ou para adaptá-lo à sua própria 'estratégia de negócio'", respondeu o secretário-geral interino da organização, Mattias Grafstorm, em uma carta à qual a AFP teve acesso.

"Como instância reitora do futebol mundial, temos o dever e a responsabilidade de conceber e de implantar um calendário internacional que seja do maior interesse para o futebol mundial, incluindo, entre outros, os interesses das confederações, das seleções nacionais, das ligas, dos clubes, dos jogadores, e é claro, dos torcedores. Compreenderão que se trata de um exercício de equilíbrio complicado e exigente, e nem sempre é possível satisfazer todo mundo", acrescentou o dirigente.

A Fifa afirma ter "levado a bom termo esse exercício de forma eficaz e criteriosa" e indica que "qualquer sugestão de que não o faz, ou não o fez, simplesmente não é apoiada pelos fatos”, ressaltando que a questão do calendário internacional foi discutida em várias ocasiões com a Associação Mundial de Ligas de Futebol e o FIFPro em 2021 e 2022.

"Os princípios estratégicos do calendário internacional para 2025-2030 foram aprovados pelo Conselho da Fifa em 16 de dezembro de 2022 e, posteriormente, o próprio calendário foi aprovado pelo Conselho da organização em 14 de março de 2023", prossegue a federação, que convida a Associação Mundial das Ligas e o FIFPro a retomar o "diálogo" com ela.

    AFP

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!