O Grêmio venceu como visitante o argentino Estudiantes por 1 a 0, em partida da terceira rodada do Grupo C da Copa Libertadores-2024, disputada na noite desta terça-feira (23), no estádio Uno, em La Plata.
Nathan Fernandes (75') marcou o único gol da noite, que deu ao time gaúcho seus três primeiros pontos no torneio.
O Grêmio disputou a maior parte da segunda etapa com dez jogadores devido à expulsão do meia Mathias Villasanti (65').
Argentinos e brasileiros fizeram um bom primeiro tempo, intenso e dinâmico, com várias jogadas de ataque, mas também com lances duros. Foram 18 faltas e quatro cartões amarelos só na etapa inicial.
O início do Grêmio foi melhor, já que pressionou o Estudiantes em seu campo nos primeiros minutos, mas não demorou muito para que o time local mostrasse suas garras, alertando com um chute de pé esquerdo de Zaid Romero que passou muito perto da trave direita, enquanto o time porto-alegrense respondeu com uma chegada de Cristaldo, que finalizou fraco nas mãos do goleiro Matías Mansilla.
O jogo ficou então equilibrado, com a posse de bola dividida, com bons desempenhos de Ascacibar e Enzo Pérez no meio-campo local, e os avanços de Villasanti e Galdino pela equipe visitante.
Em vários momentos a disputa era travada apenas no meio do campo, com poucas transições, até que os dois times quase marcaram. A equipe da casa num chute de pé direito de Javier Correa em que a bola subiu demais, e os gaúchos numa investida de Soteldo, que ficou sozinho diante de Mansilla, mas o zagueiro Zaid Romero evitou o gol com um bloqueio milagroso.
Do lado dos argentinos, Sosa e Palacios tentaram dar profundidade ao ataque, mas não encontraram o colombiano Cetré, neutralizado pela defesa brasileira. E pelo Grêmio, Cristaldo e Soteldo se tornaram fatores de risco no ataque, mas João Pedro não encontrava espaços dentro da área.
- Nathan Fernandes entra e marca -
O roteiro não mudou no início do segundo tempo, com muito trabalho para o árbitro uruguaio Tejera, porque os atritos continuaram - a partida terminou com 38 faltas - num duelo bem 'copeiro', duro em alguns momentos, mas também com as equipes mostrando vontade de buscar o gol.
Correa se animou com um chute de pé esquerdo que Marchesín defendeu do jeito que pôde, e o Grêmio respondeu de longe com um escanteio de Cristaldo que fez Mansilla se esticar.
Logo depois o tricolor gaúcho se aproximou muito com uma bela finalização de Cristaldo dentro da área, mas a bola bateu no travessão.
A quantidade de infrações ia levar inevitavelmente a alguma expulsão, e quem acabou recebendo o cartão vermelho foi o paraguaio Mathias Villasanti, meio-campista do Grêmio, após dar um pisão em Tiago Palacios.
Os dois treinadores movimentaram peças com as mudanças, e enquanto o time local decidiu por variações ofensivas, Renato Portaluppi optou por dar fôlego ao ataque com as entradas de Gustavo Nunes e Nathan Fernandes, e essa mexida do experiente técnico do Grêmio acabou surtindo efeito.
Dez minutos após a saída de Villasanti, com o Estudiantes jogando no ataque, o time visitante tentou um contra-ataque rápido e letal, em que Gustavo Nunes escapou com bola pela esquerda, chegou à linha de fundo e cruzou para o meio da pequena área, onde Nathan Fernandes entrou para empurrar a bola para o fundo da rede.
O Estudiantes ainda tinha tempo para buscar o empate, mas não encontrava o caminho do gol. Isso se repetiu em cruzamentos que não preocuparam o Grêmio, com uma sólida defesa que permitiu que saísse de La Plata com os três pontos.
Com este resultado, o chileno Huachipato lidera o Grupo C com 4 pontos e saldo de gols de 2 gols, seguido pelo Estudiantes, que também tem 4 pontos, mas um saldo de zero.
Atrás deles estão o boliviano The Strongest, com 3 (+1), e o Grêmio, também com 3 (mas com -3 de saldo).
A terceira rodada do Grupo C será completada nesta quarta-feira, com o duelo entre Huachipato e The Strongest.