A Inter de Milão conquistou o 20º título italiano de sua história graças à vitória por 2 a 1 no clássico contra o Milan, nesta segunda-feira (22), no estádio de San Siro.
O zagueiro italiano Francesco Acerbi abriu o placar aos 18 minutos e o atacante francês Marcus Thuram ampliou no início do segundo tempo (49').
O Milan, derrotado pela sexta vez consecutiva no 'Derby della Madonnina', diminuiu na reta final (80') por meio de Fikayo Tomori, mas acordou tarde demais.
O final da partida foi marcado por brigas que levaram à expulsão de três jogadores, dois do Milan e um da Inter.
A cinco rodadas do fim da temporada, a Inter, que sucede o Napoli como campeã, tem agora 17 pontos de vantagem sobre o Milan, que não pode mais alcançá-la.
Assim como aconteceu no clássico, a equipe comandada por Simone Inzaghi dominou a temporada: obteve nesta segunda-feira a 27ª vitória em 33 jogos e sofreu apenas uma derrota, em setembro, diante da modesta equipe do Sassuolo.
A Inter possui os melhores ataque e defesa da Serie A e pode quebrar vários recordes do campeonato italiano até o fim da temporada.
O único incômodo para os torcedores 'nerazzurri' é que as comemorações previstas para terça-feira em caso de título com desfile em ônibus de dois andares dos novos campeões italianos de San Siro ao 'Duomo' serão adiadas devido ao clima.
Já o Milan terá, sem dúvida, de procurar um novo treinador no final da temporada, após esta nova derrota.
Stefano Pioli, seu técnico desde 2019, já estava com as horas contadas desde a eliminação nas quartas de final da Liga Europa, após duas derrotas diante da Roma.
--- Os dez últimos campeões da Serie A italiana:
2024: Inter de Milão
2023: Napoli
2022: Milan
2021: Inter de Milão
2020: Juventus
2019: Juventus
2018: Juventus
2017: Juventus
2016: Juventus
2015: Juventus
- Clubes mais vezes campeões:
Juventus, 36 títulos
Inter de Milão, 20
Milan, 19
Genoa, 9
Bologna, Torino e Pro Vercelli, 7
Napoli e Roma, 3
Fiorentina e Lazio, 2
...