
Antes de conquistar o bicampeonato da Corrida de São Silvestre, José João da Silva trabalhava como entregador de pizza em São Paulo. Foi durante uma entrega, no antigo hotel Matarazzo, que ele conheceu a tradicional prova e decidiu que um dia participaria dela. Anos depois, o pernambucano se tornaria um dos principais nomes do atletismo brasileiro.
Nascido no interior de Pernambuco, José João chegou à capital paulista em 1974. Começou a treinar e passou por clubes da cidade até se destacar no São Paulo Futebol Clube, onde sua carreira ganhou projeção. Representando o clube, venceu a São Silvestre em 1980 e 1985, além de conquistar um vice-campeonato e dois terceiros lugares.
Com atuações marcantes nas décadas de 1980 e 1990, o corredor representou o Brasil em competições nacionais e internacionais e ficou conhecido pela dedicação e pela superação.
Para marcar a centésima edição da Corrida de São Silvestre, José João participa de um treino aberto e um bate-papo no Sesc Avenida Paulista, no dia 9 de novembro, às 8h30. No encontro, ele falará sobre sua trajetória e sobre o caminho que o levou das entregas de pizza às vitórias na mais tradicional prova de rua do país.