A origem da polêmica da privatização das praias brasileiras começou em 2022, quando a Proposta de Emenda à Constituição , a PEC 03/2022, foi criada pelo ex-deputado Arnaldo Jody (Cidadania-PA) sob a relatoria do deputado Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para acabar com a exclusividade da União sobre o litoral brasileiro. A PEC permitiria a privatização de trechos de praia, o que, segundo especialistas, poderia resultar na criação de praias privadas e afetar áreas protegidas geridas pela Marinha.
A PEC foi aprovada na Câmara dos Deputados em fevereiro de 2022 e seguiu para o Senado. Porém, o projeto ficou parado na CCJ do Senado desde agosto de 2023. Na última segunda-feira (27), a PEC foi discutida em uma audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
O projeto de Neymar: Rota do Caribe Brasileiro
Na semana passada, dia 18 de maio, Neymar anunciou uma parceria com a incorporadora Due para um projeto imobiliário no litoral nordestino, chamado de "Rota do Caribe Brasileiro". O projeto visa transformar um trecho de 100 km entre Pernambuco e o norte de Alagoas, construindo 28 imóveis de alto padrão na orla das praias.
A iniciativa gerou diversas controvérsias, especialmente entre ambientalistas, influenciadores e internautas que se opõem à PEC. Ambientalistas dizem que a proposta pode trazer risco das praias serem privatizadas por empreendimentos, desta forma, comprometendo a biodiversidade do litoral brasileiro.
Após a aprovação da PEC na Câmara, surgiram acusações de que o empreendimento de Neymar seria um dos beneficiados pelas possíveis mudanças na legislação. Tanto Neymar quanto a Due negam tais alegações.
Luana Piovani entra na discussão
A atriz Luana Piovani , junto com outros influenciadores e ambientalistas, iniciou uma campanha nas redes sociais contra a PEC 03/2022. As farpas começaram na terça-feira (28), quando a atriz comentou que lamenta que os filhos tenham o jogador como ídolo.
''Meu sonho é que meus filhos esqueçam o Neymar. Imagina se isso é ídolo?'' disse Piovani
Na última quinta-feira (30), a situação aumentou, quando a artista publicou uma série de vídeos pedindo que as pessoas se posicionassem contra a privatização das praias e criticando Neymar duramente. Ela afirmou que Neymar não é um ídolo, além de criticar o caráter de brasileiro.
“Como consegue ser tão mau caráter? […] Dá uma ‘puxadinha’ pela memória e pensa: ‘Você queria que a sua filha casasse com ele? Você queria que a sua filha tivesse um filho com ele?’. Talvez as pessoas que pensam na quantidade de dinheiro que ele tem digam ‘sim’, mas só uma mãe sabe que dinheiro nenhum ajuda na nossa exaustão mental” , comentou.
“Se não bastasse ser péssimo pai, péssimo homem, ele ainda quer ganhar o título de péssimo cidadão. Que vergonha desse ser! Como a gente tem que batalhar para não privatizar praias? E vem aí esse ignóbil desse ex-ídolo, porque ele realmente fez muita coisa pelo Brasil. Se não ele não era quem é hoje”, concluiu.
Por fim, a atriz mencionou a traição de Neymar com Bruna Biancardi e acusando-o de ser um péssimo exemplo como pai, homem, marido e cidadão.
‘’Ele é um péssimo cidadão, péssimo exemplo como pai e péssimo exemplo como homem, como marido, como companheiro, péssimo!” Ela ainda lamentou por Bruna Biancardi: “Vocês imaginam que deve ser bom ser humilhada nacionalmente e internacionalmente? A cada traição dele todos ficam sabendo. Você imagina o tamanho da humilhação que essa mulher ‘bebeu’ enquanto gesta? Vocês acham que isso pode fazer bem ao bebê? Um bom pai jamais faria isso com ela gestando. Três traições. Nem uma, nem zero” , complementou.
A resposta de Neymar
Na tarde de quinta-feira, Neymar respondeu às críticas de Luana Piovani em uma série de vídeos nos Stories do Instagram, utilizando palavras fortes e palavrões. Ele afirmou:
“Acho que abriram a porta do hospício. Soltaram uma louca que não solta meu nome da boca. Quem trabalha no hospício aí em que ela estava, por favor vá atrás, que ela está complicada. Acho que ela quer alguma coisa comigo, não é possível. Não tira meu nome da boca. Quer ser famosa? Seu tempo já foi. Era uma ótima atriz. Não tenho nada para falar de você, mas agora é enfiar um sapato na tua boca porque só fala merda.”
Em um segundo vídeo, Neymar criticou Piovani por falar de seus filhos:
“E outra coisa: quer falar do meu caráter? Não me conhece, não sabe de onde eu vim, não sabe o que eu passei, do meu dia a dia, não sabe de nada. Quer falar dos meus filhos? Não estou te entendendo. Nunca falei nada dos seus filhos, sempre tratei seus filhos muito bem. Por sinal, (eles) me adoram, né. Não sei por quê. Agora você não pode falar das minhas crias, isso você não pode falar. Se você quiser os telefones das mães dos meus filhos, eu te passo, não tem problema nenhum. Pergunta para elas se sou um mau pai.”
Neymar concluiu com um desabafo:
“Toma vergonha na cara, pô. Tem mais de 50 anos, quer vir lacrar na internet? Está pensando que é quem? Vai para o caralho.”
Após os comentários do jogador, Piovani disse que não responderá mais os comentários direcionado a ela:
''Sei que estão todos esperando a gostosa aqui responder o sem vocabulário e limítrofe, mas contra fatos não há argumentos. Então, vou seguir o chic daqui, criando meus filhos, fazendo meu esporte e criando meu stand up (olha que assunto bom pra virar piada no stand up!!)''
O comentário de Diogo Defante
Por fim, na madrugada desta sexta-feira (31), o humorista Diogo Defante também comentou a situação com uma ironia no X (antigo Twitter). Defante escreveu:
“Privatiza a cabeça do meu pau.”
Após a situação tomar repercussão, Neymar respondeu o vídeo de na tarde de sexta-feira, e que foi apagado minutos depois. O jogador do Al-Hilal que se recupera de uma fratura escreveu:
“Cuidado para quem você abre a porta da sua casa. Esse cidadão aí pediu para amigos para me conhecer. Como era fã e achava super gente boa, pedi para que levassem ele em casa, onde foi bem recebido. Assistiu filme na minha casa, conheceu minha intimidade, brincou com a minha família e amigos. Quase todo programa me liga para ganhar ibope... Fanfarrão, otário!!!”
O comentário veio acompanhado de um vídeo de Neymar e Defante junto com os amigos em um boliche, mostrando momentos de descontração entre eles.