O jogador Neymar é um dos sócios em um ambicioso projeto que visa transformar um trecho de 100 km do litoral nordestino no "caribe brasileiro". Junto com a incorporadora Due, além do ator Rafael Zulu como sócio, o planejamento é erguer 28 imóveis de alto padrão entre Pernambuco e o norte de Alagoas. Porém, o projeto do jogador tem gerado controvérsias e críticas, especialmente de ambientalistas que se opõem à chamada ''PEC da privatização das praias''.
A Proposta de Emenda Constitucional, criada em março de 2022, prevê o fim da propriedade exclusiva da União no litoral. O que tornaria o projeto de Neymar viável para privatizar as praias. Especialistas dizem que o texto abre brechas na lei para a criação de praias privadas.
Na última segunda-feira, a PEC 03/2022 foi tema de uma audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, trazendo ainda mais atenção ao empreendimento.
Uma parte do litoral onde o projeto está sendo desenvolvido é de propriedade da União e é gerida pela Marinha devido a leis de proteção ambiental (LEI Nº 9.605). A polêmica aumentou quando o jogador do Al-Hilal anunciou em um vídeo no Instagram que estava envolvido na criação da "Rota do Caribe Brasileiro" com a Due. Ele afirmou que o objetivo era transformar o litoral nordestino e trazer desenvolvimento social e econômico para a região.
VEJA O VÍDEO ABAIXO:
Embora o projeto tenha sido anunciado há uma semana, ele já está em fase de construção. Um dos empreendimentos, o Residencial da Villa Carneiros, está localizado na Praia de Carneiros, no município de Tamandaré, Pernambuco. O projeto oferece apartamentos que variam de 24,89 m² a 87,23 m², com acesso exclusivo à praia, além de outras amenidades como, sauna, SPA piscinas, academia, entre outros. Existem também opções de imóveis com até 218,05 m².
Em resposta às críticas, a incorporadora Due afirmou que está ‘’cumprindo as mais rigorosas leis de proteção ambiental’’ e desenvolvendo projetos de preservação do meio ambiente. A empresa também garante que os empreendimentos não sofrerão impactos, sejam eles positivos ou negativos, com a PEC da privatização das praias.
Apesar das garantias da Due, a reação ao projeto foi negativa entre ambientalistas. Além da crítica de Luana Piovani, a atriz e comunicadora socioambiental Laila Zaid publicou um vídeo comentando o projeto, chamando Neymar de oportunista e argumentando que o empreendimento pode causar danos ao ''ecossistema costeiro do país'' e que a PEC 03/2022 ''propõe uma destruição dos biomas litorâneos, reduz o acesso acesso ao lazer gratuito e conexão com a natureza da população e de quebra ainda financia a emergência climática!''
VEJA O VÍDEO ABAIXO