Mãe de Pelé foi homenageada pelo filho no aniversário de 100 anos

Mãe do Rei do futebol vive afastada dos holofotes em Santos

No aniversário de 100 anos, Dona Celeste foi homenageada pelo Santos
Foto: Reprodução/Twitter/Santos
No aniversário de 100 anos, Dona Celeste foi homenageada pelo Santos

Enquanto o mundo se preparava para a estreia da Copa do Mundo do Catar, Pelé celebrava o aniversário de sua mãe, Dona Celeste, que completou 100 anos no dia 20 de novembro.

Em sua conta oficial nas redes sociais, Pelé publicou uma homenagem à sua mãe, celebrando a data e agradecendo pelos ensinamentos. Além do filho, que faleceu nesta quinta-feira aos 82 anos, Dona Celeste foi lembrada pelo Santos, clube que o revelou.

"Hoje, celebramos 100 anos de vida da Dona Celeste. Desde criancinha, ela me ensinou o valor do amor e da paz. Eu tenho muito mais de uma centena de motivos para agradecer por ser o seu filho. Compartilho essas fotos com vocês, com muita emoção por celebrar este dia. Obrigado por todos os dias ao seu lado, mãe."

Pelé nasceu em Três Corações, Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940, quando sua mãe tinha 18 anos. Além de Pelé, Celeste também deu à luz a Jair Arantes, conhecido como Zoca e Maria Lúcia. Zoca faleceu em março de 2020, por conta de um câncer de próstata e Maria vive com a mãe em Santos.

Celeste era casada com João Ramos do Nascimento, conhecido como Dondinho, que foi jogador de futebol com passagens até mesmo pelo Atlético Mineiro, onde se lesionou na estreia.

Pelé cresceu na cidade de Bauru, no interior de São Paulo, onde começou a jogar futebol, antes de ir a Santos, onde daria início à sua carreira e se tornaria o maior jogador de futebol de todos os tempos.

Durante os dias em que Pelé esteve internado, seus filhos compartilharam imagens da família no hospital pelas redes sociais, mas Dona Celeste não aparece em nenhuma, o que é compreensível levando em conta a idade avançada da mãe do Rei.

Dona Celeste tem seis netos filhos de Pelé: Kely, Edinho e Jeniffer, frutos do primeiro casamento com Rosemeri Cholbi, Celeste e Joshua, filhos da união com Assíria Lemos e Flávia Christina, uma das filhas que Pelé teve em relação extraconjugal.

Dona Celeste ainda foi avó de Sandra Regina, também fruto de relação extraconjugal de Pelé, mas a filha que só conseguiu reconhecimento de paternidade na Justiça, faleceu em 2006.