Após cinco jogos seguidos com Gil e Balbuena formando a dupla de zaga do Corinthians , Vítor Pereira promoveu mudanças no setor para a partida contra o América-MG, pela 26ª rodada do Brasileirão . A alteração surtiu efeito negativo, haja visto que o Timão teve problemas defensivos e foi derrotado pelo Coelho por 1 a 0.
+ Cássio faz milagres, mas não evita derrota do Corinthians para o América-MG; veja notas
Para o duelo na Arena Independência, o técnico português relacionou Raul Gustavo, Bruno Méndez, Robson Bambu e Robert Renan, poupando Balbuena e Gil da viagem em razão do desgaste contra o Fluminense na Copa do Brasil.
Quando os dois experientes zagueiros atuam juntos, o clube alvinegro costuma conquistar bons resultados. Desde que Balbuena e Gil formaram a parceria pela primeira sob o comando de Vítor Pereira, o Time do Povo ainda não sabe o que é perder com os dois em campo quando são titulares.
+ Confira a tabela do Brasileirão e simule os últimos jogos
Ao todo, o Corinthians já disputou sete jogos com os dois formando a dupla de zaga titular, e o Timão soma três vitórias e quatro empates, com 14 gols marcados e apenas sete sofridos.
Segundo o Footstats, nos sete jogos em que foram titulares, o paraguaio e o brasileiro completaram 445 passes, com média de 63,5 por jogo. Nos dois embates contra o Fluminense, no momento mais importante da temporada para o clube alvinegro, a dupla não cometeu nenhuma falta, tanto na partida do Maracanã quanto no jogo da Neo Química Arena.
A estreia deles como dupla foi no empate com o Avaí, por 1 a 1. Naquela ocasião, o atleta paraguaio anotou o gol de empate corintiano na Ressacada.
Emprestado pelo Dínamo Moscou, da Rússia, ao Timão até julho de 2023, o defensor de 31 anos também balançou as redes contra o Internacional.
Vale ressaltar que
Balbuena ocupa o quarto lugar na lista de defensores com mais gols pelo Corinthians na Neo Química Arena
, com sete. Gil aparece em segundo lugar na lista, com nove gols, atrás apenas de Fábio Santos.