Flávio Faria mostra a influência do Jiu-Jitsu na formação de caráter
TATAME
Flávio Faria mostra a influência do Jiu-Jitsu na formação de caráter


Formado em comércio exterior e trabalhando há 11 anos em uma multinacional da Alemanha, Flávio Faria, mesmo viajando bastante, precisa de uma válvula de escape para lidar com o estresse do dia a dia, e encontrou no Jiu-Jitsu sua solução.

Ele conta que nunca foi adepto de práticas esportivas, mas com o passar do tempo se interessou pelas artes marciais e, desde então, não parou mais: - O interesse por lutas veio dos filmes de ação que eu assistia. Fiz uma aula experimental de Kickboxing, gostei, depois comecei a treinar Jiu-Jitsu, gostei também, mas sem nenhuma pretensão de lutar profissionalmente - lembrou.

Segundo Flávio, a prática da milenar arte japonesa - aperfeiçoada pela família Gracie-, além de condicionamento físico, melhora todos os aspectos da sua saúde, desperta a calma e a tranquilidade. Depois de começar a treinar, ele passou a também meditar.

- O Jiu-Jitsu deveria ser 'matéria obrigatória' em escolas e redes de ensino. Ele ensina a respeitar professores e desenvolve ainda o respeito mútuo com os colegas de treino, assim como também pelos pais e demais adultos. Essa característica é uma das primordiais nessa arte marcial, uma vez que a hierarquia na modalidade é base do conceito de ensino e será aplicada em qualquer fase da vida - complementou.

Importante também no desenvolvimento do autoconhecimento e autocontrole, o Jiu-Jitsu tem a capacidade de direcionar emoções em situações onde o raciocínio se faz necessário, inclusive situações extremas. Uma criança que treina aprende a se defender - não apenas fisicamente - do bullying, por exemplo.

Observando que as crianças que treinam desenvolvem essas habilidades, Flávio Faria ainda citou aspectos como a socialização com outras crianças, perda de peso, desenvolvimento de liderança, parceria, tomada rápida de decisões, etc.

- O Jiu-Jitsu fazer o ser humano evoluir e aflora nas crianças as principais características de uma pessoa de grande caráter como autoconfiança, respeito, disciplina, equilíbrio emocional e sociabilidade - encerrou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!