Nesta quinta-feira (8), a Rainha Elizabeth II faleceu no castelo de Balmoral, na Escócia, aos 96 anos. A monarca possuía relações com o futebol, e participou de um momento histórico para o povo inglês.
Bordões em Copas do Mundo: relembre frases marcantes de narradores
Na Copa do Mundo de 1966, onde a Inglaterra derrotou a Alemanha Ocidental, por 4 a 2, a Rainha Elizabeth II entregou a taça Jules Rimet a Bobby Moore, capitão da seleção inglesa, em Wembley. Este foi o primeiro e único título mundial dos ingleses na história.
- Há 55 anos, tive a sorte de entregar a Copa do Mundo a Bobby Moore e vi o que significava para os jogadores, comissão técnica e equipe chegar e vencer a final do maior torneio internacional de futebol - disse a monarca em mensagem divulgada pelo Palácio de Buckingham antes da final da Eurocopa de 2021, entre Inglaterra e Itália.
Veja tabela e simule os jogos da Champions League
Elizabeth II também desejou sorte aos comandados de Gareth Southgate na última Eurocopa, mas a seleção inglesa acabou sendo derrotada para os italianos, nos pênaltis.
- Quero enviar os meus parabéns e os da minha família a todos vocês por terem chegado à final da Eurocopa. Envio meus bons desejos para amanhã com a esperança de que a história não registre apenas apenas seu triunfo, mas também o espírito, o compromisso e o orgulho com qual se comportara - disse a Rainha.
Outra aparição pública da Rainha Elizabeth II em Wembley foi na Eurocopa de 1996, onde a Alemanha superou a República Tcheca, por 2 a 1, e ela entregou a taça aos alemães. Naquela ocasião, a Inglaterra foi derrotada na semifinal para os alemães, nos pênaltis, também em Wembley.
Elizabeth II na Eurocopa de 1996 (Foto: MICHAEL PROBST / POOL / AFP)