O Palmeiras é líder do Brasileirão há 14 rodadas seguidas e evidentemente pretende levar essa posição até o término das 38 rodadas do campeonato, mas vem passando por "provas de fogo" geradas pela tabela, como por exemplo enfrentar dois vice-líderes diferentes nas últimas duas rodadas consecutivas. No entanto, isso não para por aí, já que terá pela frente sua terceira "final antecipada".
GALERIA
> Confira os públicos do Palmeiras no Allianz Parque em 2022
TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui
> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!
No último domingo, o Verdão empatou em 1 a 1 com um de seus principais concorrentes diretos pelo título da competição: o Flamengo. Com isso, a distância para o rival carioca ficou em nove pontos. O resultado foi considerado bom para o time de Abel Ferreira, que mesmo sem abrir os 12 pontos que a vitória ofereceria, evitou que esse adversário encurtasse a vantagem para a liderança.
Mas isso não foi novidade, pois antes de pegar o Rubro-Negro (vice-líder na 23ª rodada), o Palmeiras enfrentou o Corinthians na rodada anterior, na qual o rival era o segundo colocado com seis pontos atrás. No confronto direto, melhor para o Alviverde, que venceu por 1 a 0 e aumentou a vantagem para nove pontos naquele dia.
Sendo assim, em duas "finais antecipadas", o Palmeiras passou por dois adversários diretos (Corinthians e Flamengo) na 22ª e na 23ª rodada, respectivamente, e conquistou resultados importantes em sua caminhada para o sonhado título do Campeonato Brasileiro. Somou quatro pontos e evitou que o adversário pontuasse mais.
Acontece que essa sequência de decisões ainda não cessou para o Verdão. Na 24ª rodada, no próximo sábado, a equipe paulista vai até o Maracanã enfrentar o Fluminense, que é o atual vice-líder do Brasileirão, oito ponto atrás. Atualmente, é o principal concorrente do Alviverde ao título por conta da distância na tabela do campeonato.
Como é possível notar, será o terceiro vice-líder diferente que o Palmeiras enfrenta em três rodadas consecutivas, ou seja, uma sequência de decisões que podem influenciar diretamente nos rumos da competição. Caso passe por mais uma batalha dessa, o time de Abel Ferreira dará mais um grande passo em direção ao título.
Ao mesmo tempo, se sair derrotado, perderá uma boa parte de sua vantagem e deixará o campeonato aberto para outros candidatos, incluindo Flamengo e Corinthians, que podem se aproximar se vencerem seus jogos no fim de semana. Para quem acha que o Verdão "decidiu" sua vida em seus últimos dois jogos, se engana, pois é possível ver que mais uma "prova de fogo" virá pela frente.
Restam ainda 15 rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, ou seja, além desses confrontos diretos, o Palmeiras tem praticamente um turno inteiro para se sustentar na ponta da tabela enfrentando paradas duríssimas, mesmo que não estejam entre os primeiros colocados. Tanto dentro do clube como entre a torcida, todos sabem que a competição está muito longe de ser conquistada e serão mais 15 finais daqui para frente em busca do objetivo.
Distância do Palmeiras para o G5:
1) Palmeiras - 49 pontos
2) Fluminense - 8 pontos a menos
3) Flamengo - 9 pontos a menos
4) Corinthians - 10 pontos a menos
5) Internacional - 10 pontos a menos
6) Athletico-PR - 11 pontos a menos
7) Atlético-MG - 14 pontos a menos
8) Santos - 16 pontos a menos