A noite de sábado (6) foi coroada com um card animado do UFC Vegas 59, disputado nas instalações do Ultimate em Las Vegas (EUA). O show teve a presença de brasileiros e também a final do TUF 30. No main event, Thiago Marreta terminou nocauteado por Jamahal Hill no quarto assalto. O confronto foi válido pela categoria dos meio-pesados.
Poucas horas antes do evento, a brasileira Ariane Lipski passou mal em decorrência do corte de peso e foi vetada pela equipe médica do UFC. O confronto com a compatriota Priscila Pedrita foi adiado para o próximo sábado (13), no UFC San Diego, segundo informações do Canal Combate. Na sexta (5), Ariane estourou o limite de peso da divisão dos moscas.
Marreta leva a pior em trocação com Hill
Na luta principal do UFC Vegas 59, Jamahal Hill resolveu tomar a iniciativa no primeiro round. O americano andou mais para frente e controlou o centro do cage, entretanto, quem colocou os golpes mais contundentes foi Thiago Marreta. Já no segundo assalto, o brasileiro aplicou algumas quedas, mas não conseguiu estabilizar o adversário no chão e entrou na trocação franca do adversário.
Ao fim do assalto, Conan Silveira, treinador do brasileiro, avisou que aquilo era “briga de bar” e não fazia parte do plano de luta. Apesar de cansado, Marreta voltou mais consciente para o terceiro round e colou Hill na grade, sem deixar o adversário ter ações ofensivas. Quando parecia que o carioca iria comandar o combate, o quarto assalto mudou tudo. Marreta voltou a aceitar a trocação franca de Jamahal, sofreu uma série de golpes, foi parar no chão e viu o americano aplicar socos até o árbitro Herb Dean interromper.
Com o revés no UFC Vegas 59, Marreta chega ao quinto resultado negativo em seis apresentações. Já Hill, que está em ascensão nos meio-pesados, conquista a terceira vitória seguida – todas elas por nocaute.
Vicente Luque é nocauteado por Geoff Neal
O co-main event do UFC Vegas 59 começou com os dois lutadores aplicando golpes. Até que Geoff Neal acertou um direto que entrou em cheio no rosto de Vicente Luque. O brasileiro sentiu e sofreu uma enorme pressão do americano, mas resistiu até o fim do round.
Já no segundo assalto, Luque voltou melhor, colocou golpes na linha de cintura de Neal e foi minando a resistência do oponente. No entanto, o americano não deixou o brasileiro crescer no terceiro e decisivo round, acelerou o ritmo, o encurralou na grade e após uma sequência de golpes, Vicente caiu nocauteado.
Essa é a segunda vitória do americano, que deve entrar no Top 10 dos meio-médios. Já conhece o segundo revés seguido dentro da companhia e perderá espaço entre os principais da divisão após o UFC Vegas 59.
Sakai perde e fica em situação delicada
Logo no primeiro round Sergey Spivak já era mais dominante com o seu jogo de grappling. O moldavo encurtou e trabalhou como quis, além de conquistar algumas quedas contra Augusto Sakai – que pouco atacou, mas tentava sair das posições de domínio do adversário. Já no segundo assalto, o europeu seguiu com amplo domínio, derrubou o paulista e trabalhou no ground and pound até o árbitro Mark Smith decretar o fim da luta no UFC Vegas 59.
Sakai fica em situação extremamente delicada na companhia ao registrar o quarto revés seguido – podendo ser dispensado pela organização de Dana White. Já Spivak apresenta o segundo triunfo consecutivo nos pesados.
Sheetara finaliza e embalada no UFC
Após a trocação das duas atletas, Stephanie Egger foi para a luta agarrada, mas caiu dando as costas para Mayra Sheetara. A peso-galo brasileira não deu brechas, aproveitou a oportunidade e finalizou rapidamente com uma chave de braço. Egger, então, resolveu dá o famoso “migué” e questionou a decisão do árbitro Chris Tognoni, afirmando que não tinha desistido. Após alguns minutos, foi comprovado que a suíça tinha realmente pedido para encerrar o combate na abertura do UFC Vegas 59.
Após oscilar entre vitória, empate e derrota, Sheetara engata o segundo triunfo seguido no Ultimate, enquanto Egger volta a ser derrotada.
Usman e Miller brilham na Final do TUF 30
O UFC Vegas 59 também definiu as finais do reality show The Ultimate Fighter 30, o TUF. Mohammed Usman, irmão do campeão dos meio-médios do UFC, Kamaru Usman, e Juliana Miller brilharam no show e conquistaram o tão sonhado contrato com o Ultimate.
O peso-pesado precisou de 36s no segundo assalto para acertar uma “bomba” de esquerda nocautear Zac Pauga. Usman ainda conferiu mais dois golpes com o adversário no chão até o árbitro Mark Smith encerrar. Já a peso-palha Miller foi até o fim do terceiro round dominando Brogan Walker e conquistou o triunfo por nocaute técnico no ground and pound.
CONFIRA OS RESULTADOS:
UFC Vegas 59
UFC Apex, em Las Vegas (EUA)
Sábado, 06 de agosto de 2022
Card principal
Jamahal Hill derrotou Thiago Marreta por nocaute técnico no 4R
Geoff Neal derrotou Vicente Luque por nocaute técnico no 3R
Mohammed Usman derrotou Zac Pauga por nocaute no 2R
Juliana Miller derrotou Brogan Walker por nocaute técnico no 3R
Sergey Spivak derrotou Augusto Sakai por nocaute técnico no 2R
Card preliminar
Michal Oleksiejczuk derrotou Sam Alvey por nocaute técnico no 1R
Terrance McKinney finalizou Erick Gonzalez com um mata-leão no 1R
Bryan Battle derrotou Takashi Sato por nocaute no 1R
Cory McKenna finalizou Miranda Granger por estrangulamento no 2R
Mayra Sheetara finalizou Stephanie Egger com uma chave de braço no 1R