O momento da arbitragem brasileira não é nada bom. Entre erros e problemas, seja em campo ou no VAR, os árbitros estão sendo muito criticados . Curiosamente, os maiores alvos são aqueles que comentam a atuação dos juízes na TV, como Sandro Meira Ricci e Paulo César Oliveira, da Central do Apito. Os comentaristas da Rede Globo foram detonados por Renato Maurício Prado, na web.
Em publicação no Twitter, o comentarista do portal UOL frisou que a Globo presta um 'desserviço' ao dar espaço para os ex-árbitros. A revolta da RMP foi acompanhada pelos internautas, também insatisfeitos com o atuação da arbitragem em competições nacionais, como Brasileirão e Copa do Brasil.
"Foram PÉSSIMOS juízes e conseguem ser PIORES como analistas de arbitragem. Que desserviço prestam a Globo e o SporTV dando voz a esses incompententes", escreveu Renato.
As atuações da arbitragem vem sendo questionadas desde o início da temporada, mas o estopim para a crise veio no jogo entre Atlético-MG e São Paulo. Na ocasião,
Anderson Daronco teve desentendimento com o Hulk
que, após auxílio da leitura labial, colocou em xeque a integridade do quadro de árbitros.
Depois disso, atuações questionáveis como a de Luiz Flávio de Oliveira no Flamengo x Athletico da última quarta-feira trouxeram a questão ainda mais à tona. O árbitro paulista, inclusive,
foi afastado pela Comissão de Arbitragem por tempo indeterminado
.
A Central do Apito, como mencionado, também é alvo de muitas críticas. Torcedores que acompanham as transmissões relatam 'corporativismo' dos presentes na bancada, ao defenderem as decisões de campo.