São Paulo faz o básico e vence América-MG pelo placar mínimo na ida das quartas da Copa do Brasil
Rafael Ribeiro
São Paulo faz o básico e vence América-MG pelo placar mínimo na ida das quartas da Copa do Brasil


Em uma noite de casa cheia e muita empolgação por parte da torcida, o São Paulo ficou devendo e venceu o América-MG apenas por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (28), no duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil , no Morumbi.

+ ATUAÇÕES: Luciano marca, Galoppo estreia bem, e Thiago Couto tem redenção em vitória do São Paulo

Foi um dia de pouca criação e muita transpiração. Pelo lado americano, prioridade defensiva, mas que não chegou a ser retranca, apenas um futebol posicional bem executado ante um Tricolor que viu os caminhos para o ataque bloqueados.

Isso não impediu o oportunismo habitual de Luciano, em fase mágica, que conseguiu no primeiro tempo desviar um cruzamento para marcar o seu nono gol nos últimos oito jogos em que atuou pelo São Paulo.


Noite de emoções também para Thiago Couto. O jovem arqueiro tricolor, sob olhares desconfiados da torcida, cometeu o segundo pênalti nessa sequência de três jogos sem Jandrei, ainda machucado . Desta vez, contudo, o rival americano bateu fraco e ele conseguiu agarrar a bola. Pode ser importante para conquistar confiança.

E falando em confiança, noite de estreia do argentino Galoppo. O homem de US$ 6 milhões, reforço mais caro da história tricolor , entrou no segundo tempo e se faltou entrosamento, sobrou a tradicional raça portenha que os torcedores tanto gostam.

Vantagem importante para o São Paulo, que com o placar luta pelo empate para sair de Belo Horizonte (MG) classificado. Se perder por um gol de diferença, a disputa da vaga para a semifinal vai para os pênaltis. Lembrando que nesta temporada não existe mais a vantagem de gols fora de casa marcados.

O JOGO

Com um São Paulo cauteloso ante um América que claramente privilegiou a defesa, a primeira boa chance da partida só aconteceu de fato aos 23'. Igor Vinícius cruzou e Calleri conseguiu ganhar do zagueiro pelo alto, desviando para fora.

Não, não é força de expressão, paulistas e mineiros fizeram um jogo pífio no primeiro quarto de partida, com muitos erros de passes e pouca inspiração. Pior para os mandantes, que com sua casa cheia pouco ofereciam para evitar os bocejos nas arquibancadas.

A torcida já perdia a paciência e ensaiava reclamações quando enfim algo aconteceu... Para o América. Aproveitando enfim de forma positiva um contra-ataque, aos 33' o Coelho viu Matheusinho receber dentro da área e rolar limpo para Juninho finalizar para fora.

Era a tônica da partida. O São Paulo liderava posse de bola e chances no ataque. Mas penava mais do que deveria na defesa bem postada de Vágner Mancini. Não chegava a ser uma retranca, mas em um meio-campo com três volantes e dois atacantes de área juntos, o Tricolor penou para fazer essa bola chegar como deveria no ataque.

Conseguiu, enfim, aos 34'. Igor Vinícius em rara aparição onde conseguiu superar a marcação foi à frente e cruzou no segundo pau para Luciano vencer Iago Maidana e cabecear no canto do goleiro americano para abrir o placar.

O gol reacendeu um estádio silenciado pelo fraco desempenho e poderia ter dado um ímpeto a mais ao Tricolor. Mas não foi o que aconteceu. Sem nenhum tipo de abalo, a defesa americana continuou bem postada, anulando os escapes ofensivos dos são-paulinos.

E, para complicar ainda mais, eis que surgem os contra-ataques. Aos 45', foi a vez de Maidana aparecer na área e completar de cabeça, para fora, um cruzamento.

TABELA
> Confira classificação, jogos e simule resultados do Brasileirão-22
> Confira todos os jogos da Copa do Brasil-22
> Confira todos os jogos da Copa Sul-Americana-22
> Conheça o novo aplicativo de resultados do LANCE!

Luciano fez o gol da vitória do São Paulo (Foto: Alex Silva / Lancepress!)

FORTES EMOÇÕES (NEM TANTAS ASSIM) NA ETAPA FINAL

O jogo recomeçou com a mesma tônica da etapa inicial: um São Paulo acuado e completamente preso nas linhas defensivas. Aos poucos as coisas iam se resolvendo, contudo.

Aos 14', Welington apareceu livre na entrada da área americana e arriscou o chute, obrigando Cavichioli a espalmar para escanteio.

Parecia enfim que a chance ia dar o ânimo que faltava ao Tricolor. Mas... Aos 19', o América arrancou ao ataque e Henrique Almeida apareceu dentro da área para ser derrubado por Thiago Couto em trombada. Pênalti marcado. Maidana foi para a cobrança, fraca, no canto esquerdo e o jovem arqueiro são-paulino agarrou sem dificuldades.

A resposta são-paulina aconteceu aos 28'. Igor Vinícius apareceu de novo bem pela direita e cruzou para Luciano. Marlon chegou para cortar na hora certa, mas o lateral-direito pegou a sobra e isolou na finalização.

Na reta final, o América estacionou de vez o ônibus na porta da defesa. E aí as coisas se complicaram de vez para o Tricolor, que não criou mais nada. Chance concreta, mesmo, só aos 41'. Após bola cruzada por Welington para trás, Galoppo apareceu sozinho na entrada da área e bateu cruzado. A bola passou pertinho do gol. E selou o resultado final no Morumbi.

PRÓXIMOS JOGOS

São Paulo e América-MG se enfrentam pelo duelo de volta no próximo dia 18 de agosto, às 21h (de Brasília), em Belo Horizonte (MG). Até lá contudo, as duas equipes têm compromissos. O Tricolor faz os duelos também das quartas de final contra o Ceará pela Copa Sul-Americana. Pelo Brasileirão, os paulistas abrem o retorno ante o Athletico, em Curitiba (PR), no domingo, às 16h (de Brasília). No mesmo dia e horário o Coelho recebe o Avaí em casa.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 x 0 AMÉRICA-MG


COPA DO BRASIL - QUARTAS DE FINAL - IDA
Local
: Estádio do Morumbi, São Paulo (SP)
Data e hora : 28/07/2022 (quinta-feira), às 20h (de Brasília)
Árbitro : Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes : Bruno Raphael Pires (GO) e Bruno Boschlia (PR)
Árbitro de vídeo : Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Público e renda : 51.297 torcedores/R$ 3.283.369,00

Cartões amarelos : Igor Gomes, Thiago Couto, Talles Costa e Gabriel Neves (São Paulo); Henrique Almeida (América)

GOL: Luciano aos 34' do 1ºT (1-0)

SÃO PAULO: Thiago Couto; Diego Costa, Miranda e Léo; Igor Vinícius, Gabriel Neves (Pablo Maia 17/2), Igor Gomes (Nikão 17/2), Rodrigo Nestor (Talles Costa 17/2) e Welington; Luciano (Galoppo 31/2) e Calleri. Técnico : Rogério Ceni

AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Patric (Cáceres 35/2), Iago Maidana, Germán Conti (Lucas Kal 28/2) e Éder; Marlon (Danilo Avelar 35/2), Juninho, Matheuzinho e Felipe Azevedo (Pedrinho 18/2); Everaldo (Ramírez 28/2) e Henrique Almeida. Técnico : Vagner Mancini

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários