Erick Pulgar: entenda as polêmicas e conheça o chileno que está a caminho do Flamengo
Lance!
Erick Pulgar: entenda as polêmicas e conheça o chileno que está a caminho do Flamengo


O Flamengo está próximo de concretizar a contratação do volante chileno Erick Pulgar, da Fiorentina. Ele é aguardado no Rio de Janeiro na noite desta quinta-feira e passará por exames médicos antes de assinar contrato de três anos com o clube carioca.

+ Quem chega e quem sai? Confira o vaivém do mercado no Flamengo

A negociação do Flamengo com Pulgar, no entanto, gerou polêmica em parte da torcida rubro-negra. Alguns torcedores, contra a contratação do jogador, puxaram a campanha #PulgarNão nas redes sociais.

Mas, afinal, quem é Erick Pulgar e quais são as polêmicas envolvendo o volante chileno?

CARACTERÍSTICAS

Descrito como "cabeça de área" por Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, Pulgar, de 28 anos, chega para disputar posição com Thiago Maia como primeiro volante do time de Dorival Júnior.

De acordo com jornalistas chilenos, ele é conhecido por ser um jogador de boa técnica e bom arremate de média distância, além de ter boa dinâmica e ser aplicado taticamente. Pulgar também se destaca pelo bom jogo aéreo, pela boa resistência e o poder de marcação

Erick Pulgar - Chile

Pulgar em ação pelo Chile (Foto: AFP)

TRAJETÓRIA: DO CHILE À EUROPA

Natural de Antofagasta, cidade localizada ao norte do Chile, Erick Pulgar iniciou a carreira em um clube local, o Deportes Antofagasta. Promovido ao time principal logo aos 17 anos, o atleta jogava de zagueiro central no começo da carreira.

Ele atuou durante três temporadas no clube da sua cidade natal, até que foi transferido à Universidad Católica, em 2015. Nos Cruzados, Pulgar se tornou meia e viu a sua carreira deslanchar. As boas atuações chamaram a atenção de Jorge Sampaoli, que o convocou pela primeira vez para a Seleção Chilena também em 2015.

+ Oscar e Vitinho em pauta: Marcos Braz atualiza situação do Flamengo no mercado

Erick Pulgar se tornou nome frequente na seleção e passou a atuar ao lado Arturo Vidal, seu futuro companheiro no Flamengo. Presente na última convocação de Eduardo Berrizo, ele soma 40 jogos disputados e quatro gols marcados com a camisa da Roja.

A primeira chance de Pulgar na Europa foi no Bologna, da Itália, onde ficou por quatro temporadas. Na melhor delas, em 2018/19, ele fez 30 partidas, marcando seis gols e dando duas assistências, despertando o interesse da Fiorentina. A sua primeira temporada na Viola foi ainda melhor, com sete gols e oito assistências em 41 compromissos.

No entanto, o ano seguinte foi de declínio, perdendo espaço na equipe, principalmente após ser diagnosticado com Covid-19. Na última temporada, 2021/22, ele foi emprestado ao Galatasaray, da Turquia, e não estava nos planos da Fiorentina para a próxima temporada.

Uruguai x Chile

Pulgar se destaca no jogo aéreo (Divulgação/Seleção Chilena)

ATROPELAMENTO E FUGA

Em 2013, quando tinha 18 anos e iniciava a sua carreira internacional pelo Club Deportes Antofafasta, ocorreu o primeiro episódio polêmico da vida extra-campo de Pulgar. O meia chileno atropelou um senhor de 66 anos e não prestou socorro. A vítima veio a óbito, e o jogador foi preso preventivamente.

Em depoimento à polícia à época, Pulgar afirmou que fugiu pois estava com medo, já que não tinha licença para dirigir, mesmo tendo experiência de dois anos ao volante.

Anos mais tarde, o jogador foi condenado em Antofagasta por quase homicídio. À época, o atleta já era habilitado, mas, por conta do ocorrido, teve a sua carteira de motorista suspensa por um ano. Os filhos da vítima ficaram indignados com a sentença e prosseguiram com um processo contra Pulgar na 28ª Vara Cível de Santiago.

+ Confira a tabela do Brasileirão e simule os resultados

ENVOLVIMENTO EM ESTUPRO

Em junho deste ano, o atleta foi envolvido em uma denúncia de estupro, feita por uma mulher de 24 anos. Apesar de não denunciar Pulgar como infrator, a vítima afirma que o delito teria ocorrido na casa do volante, em Santiago. Ele foi interrogado pela Polícia local e negou as acusações.

Em um longo post no Instagram - que foi posteriormente apagado -, Pulgar se pronunciou por meio de um comunicado oficial, Nele, ele afirmou ter se colocado à disposição para a investigação e que não tinha "conhecimento de quaisquer problemas que tenham surgido" em sua casa. Por fim, declarou: "Não estou envolvido em nenhuma denúncia ou crime".

FICHA TÉCNICA
​Nome completo:
Erick Antonio Pulgar Farfán
Idade: 29 anos (15/1/1994)
Pé preferido: Direito
Altura: 1,86m
Peso: 78 kg
Clubes: Antofagasta, Universidad Católica, Bologna, Fiorentina e Galatasaray.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários