Marcelo Ferreira retorna às competições após mais de uma década e reedita dupla com Torben Grael na 49ª Semana de Vela de Ilhabela
Lance!
Marcelo Ferreira retorna às competições após mais de uma década e reedita dupla com Torben Grael na 49ª Semana de Vela de Ilhabela


Um dos grandes nomes da vela brasileira está de volta às competições após mais de uma década afastado. Marcelo Ferreira, que conquistou dois Ouros com Torben Grael na classe Star em 1996 em Atlanta e 2004 em Atenas, e ainda um Bronze em Sydney 2000, reedita a parceria ao lado de seu fiel escudeiro no barco Lady Lou (de 1969) na disputa dos Clássicos na 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela. O evento é uma realização do Yacht Club de Ilhabela e da Prefeitura Municipal de Ilhabela e vai até o próximo sábado, dia 30.

Marcelo Ferreira optou nos últimos anos por se dedicar à família e aos negócios onde se divide entre Nova Friburgo e Saquarema na região serrana e dos Lagos no estado do Rio de Janeiro trabalhando com piscicultura e frigorífico e havia deixado de vez a vela há quatro anos. Marcelo lembra a última vez que esteve na capital brasileira da vela nos preparativos o barco Brasil 1 que terminou em terceiro lugar na regata The Ocean Race, a Volta ao Mundo.

"Última vez que vim aqui em Ilhabela foi em 2005 com o Brasil 1, eu cheguei aqui essa semana agora e vi essa modificação na cidade e fiquei assustado, mudou muita coisa. Vim aqui pelo convite do amigo Torben, ele resgatou uma galera das antigas da nossa época de velejar de Laser pelo clube (Rio Yacht Sailing), então foi um convite que aceitei com muito prazer, estar revendo todos os amigos, a família da Vela, é um prazer", disse Marcelo que tem no currículo mais dois títulos mundiais.

Apesar da disputa dos Clássicos ser mais leve e mais uma confraternização com os amigos, está no DNA dos bicampeões olímpicos vencer: "Vamos levar a resenha, mas à sério, a competição está no sangue da galera , mas também a fase do estresse da pressão já passou. Nós estamos praticamente aposentados, mas a competição é dura, estamos todos dando o nosso máximo a cada manobra, errar o mínimo . É velejar, aproveitar a regata e aproveitar esses dias lindos aqui."

Além de Torben e Marcelo, a 49ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela tem na raia outros dois bicampeões olímpicos como Robert Scheidt (barco Caballo Loco, classe C-30) e Martine Grael (Danadão, na ORC), e os medalhistas de Bronze, Lars Grael e Clínio de Freitas (ambos no Argos, da ORC). O pentacampeão mundial, bicampeão pan-americano, Maurício Santa Cruz, está no Three Musketeers, na HPE-25, o campeão Mundial de Optmist, Alex Kuhl. Outros velejadores olímpicos marcam presença como Samuel Albrecht, Gabriela Nicolino, Henrique Haddad, o "Gigante", Jorge Zarif e André Fonseca, o Bochecha, e Marco Grael. O argentino Martin Billoch também correu os Jogos Olímpicos.

O evento segue nesta quarta-feira com regatas barla-sota e vai diariamente com regatas a partir das 12h até o sábado, quando serão conhecidos os campeões. Acompanhe a programação https://sivilhabela.com.br/programacao/ .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!