Impacta na Seleção? L! analisa troca de clubes de brasileiros na Europa às vésperas da Copa do Mundo
João Marcos Santana*
Impacta na Seleção? L! analisa troca de clubes de brasileiros na Europa às vésperas da Copa do Mundo


O meio do ano é aquela época que o torcedor abre o noticiário esportivo e se depara com as mais diversas informações sobre o mercado da bola , tanto no Brasil como também no exterior. E em 2022 não é diferente. Em uma janela de transferências aquecida, com muitas trocas, alguns brasileiros têm roubado a cena.


Não chega a ser novidade que brazucas sejam muito requisitados na Europa. Mas em ano de Copa do Mundo , a atenção é redobrada. Um passo em falso e uma possível convocação, antes vista como "encaminhada", pode virar "dúvida".

Até a presente data, quatro nomes que são constantemente convocados pelo técnico Tite para a Seleção Brasileira mudaram de clubes no Velho Continente. E como estas mudanças podem afetar nos seus respectivos rendimentos a pouco mais de 100 dias para o Mundial? É o que o LANCE! traz a seguir.

Os atacantes Raphinha, Richarlison e Gabriel Jesus, além do lateral-direito Daniel Alves (este um caso um pouco diferente), são os atletas que assinaram como novas equipes. Como dito, são jogadores que estiveram com a Amarelinha nas últimas convocações e, mais do que isso, são nomes que têm vaga praticamente certa no Qatar.

+ Veja a tabela e os grupos da Copa do Mundo de 2022

GABRIEL JESUS: NOVOS ARES
Contratado pelo Arsenal, Gabriel Jesus deixou o Manchester City em busca de mais minutos. Apesar de ser importante no elenco de Pep Guardiola, o camisa 9 queria mais protagonismo, como o L! revelou . No antigo clube, o atacante fazia parte de uma rotação no plantel e alternava entre titular e reserva.

Ao menos nestes primeiros dias como jogador dos Gunners, a escolha de Gabriel Jesus parece ter sido acertada. Em quatro amistosos de pré-temporada, o atacante brasileiro balançou as redes quatro vezes. Com a confiança de Tite, o ex-Palmeiras pode ter dado um passo atrás para dar dois na frente no futuro.

Gabriel Jesus - Arsenal

Gabriel Jesus teve grande início nos Gunners (Foto: Divulgação / Site oficial do Arsenal)

RAPHINHA: SALTO NA CARREIRA
Formando nas categorias de base do Avaí, Raphinha não para de subir na carreira. Após deixar o Brasil, o atacante atuou em Portugal, por Vitória de Guimarães e Sporting, respectivamente; na França, como atleta do Rennes; até chegar à Premier League, no Leeds United. Agora, vive um sonho ao ser comprado pelo Barcelona .

Alvo de disputa de clubes como Arsenal e Chelsea, o gaúcho de 25 anos tinha claro o desejo de atuar pelo gigante catalão. Consistente e com destaque na Terra da Rainha, o externo, como Tite gosta de dizer, é titular da Seleção Brasileira e mostra que está cada vez mais pronto.

A grande preocupação no caso de Raphinha pode ser a adaptação a um novo país e uma nova cultura. Caso supere este obstáculo com facilidade, tem tudo para brilhar muito. Em três amistosos até aqui na pré-temporada, o brasileiro marcou dois gols.

Real Madrid x Barcelona - Raphinha

Raphinha chegou com tudo no Barcelona (Foto: Frederic J. BROWN / AFP)

+ Possível camisa da Croácia é revelada: confira uniformes vazados ou lançados para a Copa do Mundo

RICHARLISON: APOSTA ARRISCADA

Fechando a lista de atacantes que mudaram de clubes, Richarlison também deu um salto na carreira, mas que requer muita atenção. O Pombo deixou o Everton para se juntar ao Tottenham , um dos maiores clubes da Inglaterra, mas não terá vida fácil nos Spurs.

O novo camisa 9 londrino chega a um time que tem Harry Kane e Heung-min Son como astros do ataque e nomes certos no time titular de Antonio Conte. Por isso, o brasileiro precisará travar dura disputa para conseguir um espaço, principalmente com Dejan Kulusevski, que terminou a temporada 2021/22 em alta.

Adaptado ao país, Richarlison vai para seu terceiro time na Inglaterra desde 2017 - além do Everton, passou ainda pelo Watford -, mas desta vez em seu maior desafio. Caso não consiga render até o fim do ano, pode ver seu espaço no Mundial ser reduzido. Até aqui na pré-temporada, jogou três amistosos e não balançou as redes.

Richarlison - Tottenham

Richarlison está valorizado na Inglaterra (Foto: ANDY BUCHANAN / AFP)

DANIEL ALVES: SEGUINDO CONSELHOS
Por último para fechar a relação, mas não menos importante, o lateral-direito Daniel Alves vai jogar no México, mais precisamente no Pumas . O jogador de 39 anos, que não teve o contrato renovado pelo Barcelona , tinha a intenção de seguir na Europa, mas acabou não acertando com nenhum clube.

Homem de confiança do treinador da Seleção Brasileira, o ala ouviu de Tite que seria importante estar em forma e com ritmo de jogo até a Copa do Mundo . Ele aceitou o desafio de atuar na América do Norte, onde sua experiência pode ser chave para novas conquistas.

Reserva de Danilo na seleção canarinho, Dani sabe que está em reta final de carreira. E neste momento, o maior vitorioso da história do futebol sabe que, mesmo que em um nível menor, é fundamental estar pronto.

Daniel Alves - Pumas

Dani Alves vai estrear em breve pelo Pumas (Foto: Divulgação / Pumas)

* Estagiário, sob a supervisão de Victor Mendes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!