Em busca do título, Fluminense tem roteiro similar a campeões do Brasileirão na história recente
Ana Daróz
Em busca do título, Fluminense tem roteiro similar a campeões do Brasileirão na história recente


O Fluminense segue embalado nas competições nacionais. Após a vitória sobre o Red Bull Bragantino por 2 a 1, o clube encerrou o primeiro turno do Brasileirão na terceira colocação. A cada rodada, o título começa a ser um sonho cada vez mais próximo de acontecer. Mas o que o Tricolor precisa fazer no segundo turno para conquistar a competição de pontos corridos? A história indica o caminho.

​Até agora, o Fluminense acumula 10 vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Afastado por apenas um ponto do Corinthians, segundo colocado, a equipe teve um desempenho parecido com o do Flamengo em 2020, quando o rival conquistou o Brasileirão. Além do Rubro-Negro, o Palmeiras também deu a volta por cima em 2018 para alcançar o topo da tabela.

Nem sempre o campeão brasileiro encerrou a primeira metade na liderança. Contudo, o segundo turno da última temporada só confirmou a brilhante campanha do Galo. Na 19ª rodada, o Atlético-MG já ocupava a primeira colocação, com 42 pontos. Até aquele momento, foram 13 vitórias, três empates e três derrotas. Ao final do Brasileirão, o clube acumulou 84 pontos.

Em 2020, o São Paulo encerrou o primeiro turno como líder, mas não levantou a taça. O Flamengo levou o Brasileirão, mas terminou a 19ª rodada na terceira colocação, com 35 pontos. O Rubro-Negro havia conseguido 10 vitórias, cinco empates e quatro derrotas até então, e chegou aos 71 pontos no final do campeonato.

Veja a classificação da Série A do Brasileirão

A edição de 2019 foi menos surpreendente. O Flamengo encerrou o primeiro turno como líder, com 42 pontos. A equipe obteve 13 vitórias, três empates e três derrotas até a 19ª rodada e alcançou 90 pontos quando confirmou o título.

Já o Brasileirão de 2018 foi surpreendente. O Palmeiras se encaminhou para o segundo turno na sexta colocação, com apenas 33 pontos. Depois de 19 rodadas, o clube tinha apenas nove vitórias, além de seis empates e quatro derrotas. O time, porém, engrenou na segunda etapa e não perdeu mais, chegando aos 80 pontos.

O ano de 2017, por outro lado, foi previsível. O Corinthians terminou o segundo turno como líder, com 47 pontos obtidos em 14 vitórias, cinco empates e nenhuma derrota. Na 38ª rodada, alcançou 72 pontos.

O último título brasileiro do Fluminense, em 2012, não estava estabelecido desde o começo. No fim do primeiro turno, o Tricolor ocupava a segunda colocação, com 42 pontos. Até aquele momento, a equipe havia somado 12 vitórias, seis empates e uma derrota, e o Galo ocupava a liderança. Ao final da competição, o clube acumulou 77 pontos.

Fluminense x Corinthians - Fred

(Foto: Armando Paiva/Lancepress!)

Na métrica dos últimos campeões, o desempenho necessário para conquistar o Brasileiro gira em torno da média de 79 pontos. Isto significa que o Flu precisaria conquistar 45 dos 57 pontos possíveis.

Se comparado ao Flamengo e Palmeiras, que deslancharam no segundo turno e levantaram a taça, o Tricolor precisa de pelo menos 36 pontos na próxima etapa. Embora o aproveitamento pareça difícil, o impossível não faz parte do dicionário de Diniz e do elenco tricolor.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários