Gabriel Veron chega ao Porto visando repetir sucesso em clube com histórico de desenvolver jovens
João Marcos Santana*
Gabriel Veron chega ao Porto visando repetir sucesso em clube com histórico de desenvolver jovens


Perto de deixar o Palmeiras para defender o Porto, o meia-atacante Gabriel Veron irá para sua primeira oportunidade no futebol europeu em um dos melhores destinos possíveis para sua carreira. Além da bela cidade do norte lusitano, o atleta terá a chance de se desenvolver em um time acostumado a lapidar jovens promessas.


Após passar por altos e baixos desde que ascendeu ao elenco profissional do Verdão, em 2019, Veron não conseguiu corresponder às expectativas criadas. Àquela época, o jovem vinha de um título na Copa do Mundo Sub-17, torneio que foi eleito o melhor jogador.

A sequência, entretanto, deixou a desejar. Não somente pelo baixo desempenho em algumas partidas, mas também por colecionar algumas polêmicas fora de campo, como a recente punição após ser flagrado em uma festa às vésperas da eliminação do Palmeiras para o São Paulo na Copa do Brasil.

+ Veja a tabela e os grupos da Copa do Mundo de 2022

E ao finalizar sua história no atual bicampeão da Libertadores, Gabriel Veron agora iniciará uma trajetória que pode ser de recuperação na até aqui curta carreira do atleta de 19 anos. O atual campeão português é visto como uma das melhores portas de entradas para o futebol do Velho Continente.

Exemplos são o que não faltam de nomes que chegaram no Porto ainda jovens, mas que depois brilharam e rumaram para outras equipes de destaque na Europa. Hulk, James Rodríguez, Pepe, Falcao García, Deco, Éder Militão, Alex Sandro e Danilo são alguns dos nomes. Mais recentemente, Luis Díaz, Vitinha e Fábio Vieira foram outros que deixaram os Dragões.

Porto - Hulk, James Rodríguez, Falcao García e Guarín

Hulk, James Rodríguez, Falcao García e Guarín fizeram sucesso no Porto (Foto: JOSE JORDAN / AFP)

+ Três brasileiros no top 10! Saiba quais são as 20 contratações mais caras da janela até aqui

Todos os nomes citados acima deixaram o clube português após darem retorno técnico e foram vendidos por valores maiores que o dobro de quando foram contratados. Este fato é algo que o Palmeiras certamente estará atento, uma vez que o Verdão manterá 10% dos direitos econômicos de Veron.

No caso do zagueiro Pepe, contratado junto ao Marítimo em 2004, o Porto lucrou 15 vezes mais do que investiu quando o vendeu ao Real Madrid, em 2007. Hoje, o defensor está novamente na equipe portuguesa, onde é um dos líderes.

Pepe - Porto

Pepe é ídolo do Porto (Foto: PATRICIA DE MELO MOREIRA / AFP)

ADAPTAÇÃO COM BRASILEIROS
Gabriel Veron chegará a um país europeu, com uma nova cultura, mas não deverá ter tanta dificuldade para se adaptar. Além do idioma ser o mesmo, o jovem brasileiro encontrará compatriotas no elenco azul e branco.

Atualmente, o Porto conta com oito brasileiros em seu elenco, sendo três deles naturalizados lusitanos. São eles: Pepe, João Marcelo, Wendell, Otávio, Galeno, Pepê, Fernando Andrade e Evanílson. O último, inclusive, recebeu proposta do Manchester United recentemente e quase entrou na lista de nomes que renderam uma bolada ao clube.

Porto x Portimonense - Pepê, Otávio e Evanilson

Pepê, Otávio e Evanílson venceram o último Campeonato Português (Foto: Divulgação / Porto)

Agora Gabriel Veron terá de provar o porquê de ser um dos grandes nomes da categoria de base do Palmeiras. Em um local que acolhe bem os jovens, o brasileiro poderá mostrar o seu talento.

* Estagiário, sob a supervisão de Hugo Mirandela.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários