Quem sai? Entenda como Vidal e Everton Cebolinha podem ser escalados no Flamengo
Lance!
Quem sai? Entenda como Vidal e Everton Cebolinha podem ser escalados no Flamengo


Contratados com status de reforços de peso, Arturo Vidal e Everton Cebolinha geram grandes expectativas na torcida do Flamengo e chegam para fortalecer o já estrelado elenco rubro-negro. Ambos já foram apresentados e estão regularizados para estrear , mas surge a pergunta: como eles podem se encaixar no time de Dorival Júnior?

+ Quem chega e quem sai? Confira o vaivém do mercado no Flamengo

CEBOLINHA: ABERTO OU CENTRALIZADO?

Destaque como ponta esquerda no Grêmio e na Seleção Brasileira, Everton Cebolinha tem características parecidas com Bruno Henrique, antigo conhecido da torcida rubro-negra. Questionado na apresentação sobre seu posicionamento preferido, o atacante deixou claro a preferência por atuar mais avançado.

- Sempre estive acostumado a jogar mais pelo lado esquerdo, mas na passagem pelo Benfica fiz outras posições. Creio que o professor Dorival vai dizer onde é melhor eu atuar. (A ala é uma) Posição que não estava acostumado a fazer, como todo mundo sabe. Aquilo acabou me incomodando. Todo mundo sabe onde estou acostumado a jogar. Nas últimas temporadas, eu tinha feito 43 gols. Para um atacante de lado, para um extremo, é muita coisa. Não era aquilo que eu estava habituado, mas creio que foi um aprendizado. Pude evoluir também na parte tática defensiva.

Everton Cebolinha

Cebolinha está pronto para estrear (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Nos últimos jogos, no entanto, Dorival Júnior escalou o Flamengo no 4-3-1-2, uma formação que não privilegia o uso dos extremos. Contra Tolima e Atlético-MG, Arrascaeta atuou como meia centralizado por trás de Pedro e Gabigol. As boas atuações do trio levantaram dúvidas sobre onde Cebolinha pode entrar.

Caso a comissão técnica opte por manter o esquema atual, o cenário mais provável é que Cebolinha atue mais centralizado e seja a parte mais móvel da dupla de ataque, seja ao lado de Pedro ou de Gabigol. Assim, Everton não precisaria voltar para marcar no campo de defesa e teria a liberdade de se movimentar e explorar sua velocidade.

VIDAL: PRIMEIRO OU SEGUNDO VOLANTE?

No caso de Arturo Vidal, a comissão técnica de Dorival Júnior ganha um jogador ainda mais versátil. De acordo com o próprio jogador na coletiva de apresentação, ele se sente confortável em qualquer função no meio-campo, seja como primeiro, segundo ou terceiro homem.

- Me sinto cômodo nas três posições. Joguei mais pela direita na Itália e na Alemanha, como box-to-box. Mas não tenho problema com a posição. Jogando não tem problema (risos). O treinador sabe melhor, preciso me preparar da melhor forma para, quando jogar, ir bem. É normal, tenho dois, três dias de treino. Não é fácil entrar, estava de férias, mas quero jogar o quanto antes.

Apresentação Vidal

Vidal vive expectativa pela estreia (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

A versatilidade de Vidal, no entanto, não torna a escolha de Dorival mais simples. Assim como o ataque, o trio de meio-campo do Flamengo vive boa fase com Thiago Maia de primeiro volante e a dupla João Gomes (pela esquerda) e Everton Ribeiro (pela direita) mais avançada.

Apesar de ser conhecido pela raça e combatividade em campo, é de se imaginar que Vidal não atuará como primeiro volante. Acima da média tecnicamente, o chileno deve atuar mais avançado para ter a capacidade de chegar à área adversária, participar da distribuição de jogo e finalizar, além de ajudar na pressão na defesa adversária.

+ Confira a tabela do Brasileirão e simule os resultados

ESTREIAS SEPARADAS

Cebolinha e Vidal vivem estágios diferentes de preparação. O atacante treina no Ninho do Urubu desde o início do mês e está pronto para estrear. O técnico Dorival Júnior, inclusive, já confirmou a presença do camisa 19 no duelo contra o Juventude nesta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro.

- Contamos com o Cebolinha já de imediato, ele estará conosco ou atuando ou entrando de repente. Passa também por um processo de adaptação - disse Dorival no último sábado.

Vidal, por sua vez, começou a treinar nos últimos dias e ainda passará por trabalhos de condicionamento físico. A expectativa é que ele possa estrear no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, no próximo meio de semana, ou contra o Atlético-GO, no dia 30.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!